EDIÇÃO DIGITAL

Serviços de Saúde | Instituto AG

A conexão entre transtornos mentais e o sobrepeso

Instituto AG aposta em acolhimento e empatia para transformar o emagrecimento em uma experiência humanizada

Emagrecer é um processo que vai muito além da contagem de calorias. O ganho de peso, muitas vezes, está conectado a fatores psicológicos, como traumas e compulsões, além de problemas crônicos de saúde. Segundo um estudo realizado pela Psychiatric GWAS Consortium com mais de 26 mil pessoas, 80% dos casos de obesidade se iniciaram com o surgimento de sintomas depressivos. O mesmo estudo aponta que, para 53% das pessoas, fatores ligados a sintomas depressivos estavam associados ao ganho de peso.

Isso acontece principalmente devido aos gatilhos emocionais, que levam à vontade de comer compulsivamente como forma de compensação. São questões como essas que tornam o emagrecimento um processo íntimo para o paciente, que, além de exercícios e dieta, necessita de acolhimento e empatia dos profissionais que os acompanham. No entanto, embora o atendimento humanizado seja uma tendência em diversos setores, na medicina wellness ainda é uma filosofia a ser melhor explorada.

Um local que vem se destacando por oferecer esse tipo de acompanhamento é o Instituto AG, fundado pelo médico Murillo Abdalla. Localizado em São José do Rio Preto (SP), o local atrai pacientes de todo o país e do exterior, sendo chamado por seu fundador e CEO de “a Disney do Emagrecimento”. Essa denominação se justifica pela oferta de uma experiência completa, acolhedora e até mesmo divertida, que vai muito além dos serviços médicos básicos.

“O paciente que busca perder peso trará consigo uma alta carga emocional que, muitas vezes, provém de traumas em seus ambientes familiares,” explica Abdalla. “Por isso, é fundamental proporcionar um ambiente de acolhimento, onde o paciente se sinta confortável, amado e feliz”.

Essa filosofia permeia todas as esferas do atendimento, da recepção aos serviços gerais: todos os colaboradores são treinados para tratar, receber e acolher cada paciente. Contudo, esse nível de serviço só é possível se os próprios funcionários receberem um tratamento igualmente cuidadoso. “A equipe é a base do nosso sucesso e agrega valor ao atendimento especializado que os pacientes recebem dos nossos profissionais de saúde”, afirma o CEO.

Murillo Abdalla com a equipe do Instituto AG: avanço da medicina wellness requer atendimento multidisciplinar e humanizado

Atendimento humanizado

Esse novo conceito de gestão clínica é fruto da experiência e do conhecimento do próprio executivo, que percebeu que, em um mercado de wellness tão competitivo, oferecer empatia e atendimento humanizado seria um diferencial. “É importante que, além de realizar o acompanhamento para que o paciente atinja seu objetivo, nós possamos entender as causas que levaram ao ganho de peso. O verdadeiro sucesso do tratamento só acontece quando o paciente consegue seguir a vida com os resultados que alcançou.”

Além disso, é necessário que o local também ofereça uma gama de serviços completos, onde o paciente encontrará todos os tratamentos de que necessita. Isso fortalece os vínculos com o local e com a equipe, reforçando o contexto de conexão no tratamento. Essa abordagem, conhecida como multidisciplinar, é uma tendência que vem apresentando bons resultados em diversas clínicas pelo país.

Um bom exemplo disso é o “Programa Renascer”, que representa o conceito criativo de gestão clínica, misturando o atendimento humanizado com o tratamento multidisciplinar. A iniciativa oferece um processo customizado, com canais de comunicação diretos com os profissionais e uma análise meticulosa da situação e dos objetivos de cada indivíduo. Essa personalização do tratamento garante a satisfação e a fidelização dos pacientes.

Atualmente, o Instituto AG está em expansão e já oferece serviços como dermatologia, terapias hormonais, cirurgia plástica, ginecologia estética e acompanhamento de atividades físicas. O espaço, que contará com mais de 600m², abrigará uma academia completa, SPA e áreas de relaxamento para os pacientes.


Para mais informações, acesse:
https://instituto.ag

Faça o download gratuito da edição 31 e confira todas as matérias da edição.

Anúncios, cases de produtos e serviços e informações sobre as próximas edições,
fale com a nossa equipe em [email protected].

Sobre

A Medicina S/A é a mais importante revista de negócios, gestão e liderança do setor médico-hospitalar no Brasil. Com alto padrão editorial, nosso conteúdo apresenta os mais recentes e importantes avanços em Inovação, Tecnologia e Boas Práticas em Saúde. Compartilhamos a visão de empresas, instituições e profissionais que estão transformando o mercado de healthcare.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.