Em mais de 100 mil m2, 1.200 marcas expositoras de aproximadamente 30 países irão apresentar novidades em matéria de produtos e serviços. O espaço será dividido em oito setores: Equipamentos, Tecnologia, Facilities, Reabilitação e Ortopedia, Pavilhão Internacional, Consumíveis e Dispositivos Médicos, Diagnósticos e Laboratórios, Resgate e Remoção.
“Ao longo de três décadas de existência, a Hospitalar se consolidou como o ponto de encontro mais importante de todos os players da cadeia de saúde. Seus congressos, arenas e eventos de parceiros colocam em pauta os principais temas do setor de saúde. Já feira de negócios é uma grande vitrine de lançamentos de produtos e serviços, o que coloca os profissionais em sintonia com as inovações do nosso segmento e cria oportunidades de bons negócios”, declara Waleska Santos, presidente e fundadora da Hospitalar.
Ação Social
Parte do valor arrecadado com a venda de ingressos será destinado a três organizações reconhecidas por sua atuação: Irmã Dulce, AACD e Barco Hospitalar Papa Francisco. Além do repasse financeiro, a três terão ampla visibilidade nas comunicações do evento — antes, durante e após sua realização — por meio de canais oficiais como o site, portal de conteúdo, redes sociais e materiais de imprensa, além de destaque na programação presencial da feira. Paralelamente, a Hospitalar abrirá espaço para o Instituto Jô Clemente, Médicos Sem Fronteiras, Teatro Raro e Doutores da Alegria, que terão balcões para promover seus projetos, ampliando seu alcance e fortalecendo o networking com profissionais, empresas e organizações do setor.
Premiação
Na solenidade de abertura, no dia 20, haverá a entrega do Prêmio Hospitalar 2025 – Personalidade do Ano para o médico ortopedista Ricardo Ferreira, fundador da ONG Expedicionários da Saúde. Desde 2003, ele lidera expedições médicas que levam atendimento especializado e cirurgias de alta complexidade a comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia. Com mais de 50 mil pessoas atendidas, seu trabalho é referência em compromisso social e cuidado humanizado em regiões de difícil acesso.

Congressos
Dos oito congressos programados, três serão realizados pela primeira vez: o Congresso de Infraestrutura Hospitalar, o Congresso de Supply Chain, o Simpósio de Cuidados Respiratórios. Essas iniciativas se somarão aos já tradicionais: CAD: Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição, Congresso de Reabilitação e Ortopedia, CISS: Congresso Internacional de Serviços de Saúde, H&F: Congresso de Hotelaria e Facilities (equipamentos, soluções e serviços para a infraestrutura hospitalar), FDHIC: Future of Digital Health – International Congress.
FDHIC: Future of Digital Health – International Congress (21 a 23 de maio) – Com o tema “Showtime: Revelando 21 IAs globais para a Saúde 5.0”, o congresso vai apresentar, pela primeira vez na América Latina, soluções internacionais de inteligência artificial (IA) já implementadas com sucesso em sistemas de saúde pelo mundo. Serão 21 aplicações de IA com foco exclusivo em saúde, muitas com mais de 100 milhões de usuários. O objetivo é mostrar o que já funciona na prática. Grandes players como Microsoft, Google, AWS e MV patrocinam o evento, reforçando o compromisso com a transformação real do setor.
H&F: Congresso de Hotelaria e Facilities (20 e 21 de maio) – O evento colocará em debate os principais desafios do setor e suas soluções. Sob o tema “Aprendendo com criticidades, construindo o futuro”, o programa terá painéis sobre as inovações dos ambientes críticos, como Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e centros cirúrgicos, o impacto da longevidade sobre os projetos arquitetônicos dos hospitais, as novas regras tributárias na prestação de serviços em facilities e o uso da tecnologia para suprir a escassez de mão-de-obra no setor operacional.
CISS: Congresso Internacional de Serviços de Saúde (21 e 22 de maio) – O avanço da inteligência artificial como instrumento para otimizar os processos das instituições de saúde, potencializar recursos, automatizar fluxos de trabalho e melhorar a qualidade de atendimento e segurança do paciente ganhará um enfoque especial neste congresso, Sob o tema “A Saúde em Evolução: Estratégias para um Cuidado Sustentável e Eficiente”, o encontro debaterá a aplicação dos conceitos da ESG nos hospitais as habilidades exigidas dos profissionais de saúde na era digital.
CAD: Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição (22 e 23 de maio) – O encontro pretende trazer insights sobre a transformação do cuidado, integração com novas tecnologias, modelos de gestão e financiamento, além do papel estratégico das unidades de transição na melhoria do atendimento e sustentabilidade do sistema de saúde. O congresso, que tem como tema “Da Origem ao Futuro – Evolução na Atenção Domiciliar e Transição de Cuidados”, ganhará um formato mais interativo, abrindo maior espaço para perguntas e respostas e colocando em pauta temas decisivos para o presente e o futuro do setor.
Congresso de Reabilitação e Ortopedia (20 a 22 de maio) – O evento abordará a importância do modelo Carf International para a qualidade e segurança da reabilitação em vários aspectos: cuidado centrado no paciente, competências profissionais exigidas em modelos de reabilitação, o crescimento da telerreabilitação, a inclusão pelo esporte e os protocolos para o tratamento de feridas e úlceras. No último dia, o programa destacará a importância do conhecimento da cinemática para a reabilitação e os avanços da robótica e dos vestíveis na promoção da saúde.
Congresso de Infraestrutura (21 e 22 de maio) – Sob o tema “Colaboração e integração para garantia das instalações com qualidade e segurança entre os vários atores da área de infraestrutura”, o encontro discutirá desafios como desastres naturais, impactos ambientais, novos modelos de operação e a adoção de tecnologias para manter os hospitais mais seguros e eficientes, garantindo a sustentabilidade do setor de saúde.
Congresso de Supply Chain (21 de maio) – O encontro lançará foco sobre as tendências de logística, planejamento da demanda, gestão de custos e processos de aquisição de materiais e medicamentos. Sob o tema “O futuro da saúde aplicado à cadeia de suprimentos”, o congresso mostrará como a tecnologia vem transformando o setor, proporcionando mais eficiência aos processos, reduzindo custos com estoques, melhorando o atendimento às demandas das equipes médicas e de enfermagem e dando ao profissional de compras um papel mais estratégico.
Simpósio de Cuidados Respiratórios (23 de maio) – Desde a pandemia da covid-19, as doenças do trato respiratório vêm chamando a atenção dos profissionais de saúde, principalmente pelo aumento da poluição resultado das mudanças climáticas e pelo uso de cigarros eletrônico. Voltado para clínicos gerais, geriatras, intensivistas, fisioterapeutas respiratórios, enfermeiros e gestores, o evento abordará métodos diagnósticos das doenças respiratórias, exercícios físicos e oxigenoterapia domiciliar, ventilação mecânica e estações práticas de cuidados respiratórios.

Arenas
As arenas são espaços de livre acesso para todos os visitantes, nos quais ocorrem debates e apresentações de temas quentes para o futuro da saúde. Nesta edição, haverá quatros arenas de conteúdo: Hospiltar Hub, Engenharia Clínica, HIS + Sustentabilidade e ABSS (Associação Brasileira de Startups em Saúde e Healthtechs).
A primeira promoverá palestras, debates e cases apresentados por parceiros da plataforma online Hospitalar Hub. Um dos temas centrais será a adaptação do sistema de saúde a novas realidades, com destaque para a saúde mental dos profissionais, envelhecimento saudável, o controle de doenças crônicas e as lições da ciência no combate a epidemias. As discussões também vão se aprofundar na questão da saúde crônica, com foco na sustentabilidade desses cuidados e nas novas abordagens para o manejo dessas doenças.
Em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Clínica (Abeclin) e o Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa – Centro de Educação em Saúde Abram Szajman, a Arena de Engenharia Clínica debaterá a capacitação e a gestão estratégica do setor. O evento abordará a importância da formação e qualificação profissional, destacando os desafios e oportunidades para os engenheiros clínicos. Além disso, promoverá a troca de conhecimentos sobre as melhores práticas na gestão de equipamentos e infraestrutura hospitalar.
A Arena HIS + Sustentabilidade debaterá a transformação digital, ESG e governança na saúde, em especial a interoperabilidade, a gestão de dados, a sustentabilidade e a inovação tecnológica. Haverá painéis sobre gestão ambiental, engajamento de stakeholders e o impacto da tecnologia na redução de desperdícios, destacando o papel da inovação na construção de um futuro mais sustentável para o setor. Também abrangerá a diversidade e liderança feminina, com conversas sobre o protagonismo das mulheres na alta gestão e a importância das decisões estratégicas. A arena tem o apoio da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e Hospital São Camilo.
Já a Arena Inovação ABSS reunirá pitches de startups, networking e discussões sobre as inovações que estão moldando o futuro da saúde, com enfoque especial na tecnologia baseada em inteligência artificial, transformações digitais, sustentabilidade, eficiência e segurança de dados.
________
Serviço Hospitalar 2025
Data: 20 a 23 de maio, das 11h às 20h
Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)
Programação: https://www.hospitalar.com/pt/home.html
Inscrição: https://www.hospitalar.com/pt/quero-visitar/ingressos25.html
Imprensa: https://inscricaodeeventos.com.br/informa/hospitalar/2025/imprensa/index.php