Provedora de produtos e serviços para o mercado de saúde respiratória, de cuidado médico domiciliar e reabilitação completa, a empresa quer ir além e acaba de entrar em uma nova fase. Além da liderança nacional no fornecimento de concentradores de oxigênio para tratamento de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), a Gaslive vislumbra assumir, nos próximos cinco anos, a linha de frente no segmento de tratamento de apneia obstrutiva do sono (AOS). Para isso, está expandindo a sua atuação, lançando novos dispositivos e implementando tecnologia própria no monitoramento de pessoas com esse distúrbio.
“Fundamos a empresa com a missão de entregar excelência e, desde então, temos crescido de maneira consistente em um movimento de disrupção de paradigmas dos negócios atuais e preservação da nossa cultura empreendedora. No decorrer dos anos, nós nos especializamos em desenvolver produtos, serviços e processos inovadores da mais alta qualidade por meio de equipes alimentadas pela colaboração e criatividade”, ressalta Ricardo Manara, sócio e diretor comercial da Gaslive.
Para o executivo, foi essa base sólida, construída por ele e seu sócio Andrea Rossi, que permitiu que a empresa conquistasse relevância nos setores em que atua. Nos últimos 24 meses, foram mais de 330 mil produtos vendidos. O número de itens homologados no Brasil ultrapassa a marca de 400.
A Gaslive conta com mais de 820 revendas em todo território nacional e está presente em mais de 45 clínicas e hospitais. Durante a pandemia de covid-19, a atuação da companhia foi crucial para atender às demandas por dispositivos de ventilação mecânica.
“Nosso concentrador de oxigênio é líder de mercado nos últimos três anos e fomos o único fornecedor com capacidade de atendimento de toda demanda nacional durante os momentos mais críticos da pandemia”, enfatiza Manara.
Inovando em novos mercados
Além das terapias respiratórias com oxigênio, a Gaslive decidiu apostar em uma nova família de produtos para crescer. A empresa desenvolveu uma linha completa de CPAPS, cuja meta é revolucionar o mercado de tratamento de Sleep Apnea ou AOS no Brasil. Esses dispositivos têm um importante diferencial: levar todos os dados coletados durante o uso diretamente para a nuvem.
Graças a esse recurso, médicos e fisioterapeutas podem monitorar remotamente a qualidade do sono e os índices de apneia que cada paciente teve durante a noite e, assim, adequar a terapia às necessidades individuais.
Segundo a American Academy of Sleep Medicine (AASM), a AOS é comum e afeta pessoas de todas as idades. As estimativas são de que 9% a 38% da população adulta mundial sofrem desse distúrbio. No Brasil, os números são semelhantes aos observados globalmente. Nos Estados Unidos, por exemplo, aproximadamente 22 milhões de adultos têm apneia do sono moderada a grave. Entre crianças, a incidência é bem menor: cerca de 1 a 4% sofrem com apneia do sono obstrutiva. A prevalência pode ser maior em determinados grupos de risco, como pessoas com obesidade.
Os números podem ser maiores, pois muitas pessoas apresentam sintomas, mas não sabem que têm AOS. O distúrbio é caracterizado por pausas na respiração durante o sono. Essas interrupções podem durar de alguns segundos a minutos e ocorrer várias vezes por hora. Trata-se de um problema de saúde sério que pode causar diversas complicações.
“Como sabemos dessa realidade, nosso objetivo é democratizar o tratamento com máquinas eficientes e acessíveis, integrando tecnologia própria ao monitoramento e fornecendo dados seguros aos médicos, fisioterapeutas e gestores de saúde, de forma que eles extraiam maior eficiência na evolução de seus tratamentos”, complementa Manara.
O CPAP Sleep Live é outro dos produtos desenvolvidos pela Gaslive. Confortável na utilização, ele possui um sistema silencioso que abafa o ruído do equipamento, possibilitando uma noite agradável de sono. O equipamento dispõe de recursos de conectividade e bastante tecnologia embarcada, incluindo algoritmo automático, que reduz efetivamente a pressão média de tratamento e é estável mesmo estando em terapia acima de 12 centímetros de H2O.
Outro algoritmo é o FPS-TECH, que controla o motor com precisão para favorecer o alívio respiratório conforme o ritmo respiratório do paciente. O CPAP Sleep Live tem também um designer moderno, uma tela de LCD de 3,5 polegadas e um sistema de alerta configurável para troca de filtro, tubo e máscaras.
A Gaslive também disponibiliza um modelo com melhor relação custo-benefício, com valores mais acessíveis: o CPAP SleepLive LT (light). Ele também dispõe de recursos de conectividade e permite o monitoramento. No entanto, foi criado para democratizar o uso de tecnologia para o tratamento desse tipo de distúrbio.
Planos para o futuro
Manara explica que, além de investir nesse projeto de expansão, os próximos passos da empresa incluem desenvolver ainda mais sua atuação em diagnósticos e monitoramento completo de pacientes por meio do aprimoramento de soluções para home care, hospitais e farmácias.
“Também planejamos lançar uma plataforma inteligente e integrada, conectando os principais equipamentos de monitoramento de saúde, como oxímetros, monitores de pressão sanguínea e monitoramento contínuo de glicose no sangue”, finaliza o executivo.
Para mais informações, acesse:
www.gaslive.com.br