E para essa tarefa, contar com o apoio da tecnologia pode ser um ganho. Hoje em dia existem aplicativos que otimizam a gestão de escalas e resolvem rapidamente conflitos de agenda. Falando em hospitais, o Escala Plantões, plataforma desenvolvida no Hospital Israelita Albert Einstein, é uma opção de destaque no mercado. A seguir, conheça os principais benefícios ao investir numa plataforma para gestão de escalas.
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Benefícios da gestão de escalas
1. Evitar processos trabalhistas
O pagamento de horas extras está entre as principais causas de ações trabalhistas. Quando o funcionário trabalha além do limite estabelecido em contrato, esse período a mais deve ser pago pela empresa seguindo regras específicas. O problema é que quando não há controle da gestão de escalas, a falta de registro de ponto atrapalha o acompanhamento das horas extras realizadas e o valor a ser pago por elas, condições que geram processos trabalhistas.
Agora, quando é feita uma gestão eficaz de escalas, é possível acompanhar de perto se a jornada está sendo cumprida. Entre as diversas funcionalidades do Escala Plantões, é possível configurar o limite de horas mensais ou semanais na escala (ou em profissionais específicos), para que não haja extrapolação do planejado.
2. Controle de faltas (absenteísmo)
Hospitais com grande número de funcionários e diferentes opções de turnos e jornadas de trabalho costumam sofrer com a ausência não programada dos colaboradores, seja por faltas, atrasos ou saídas antecipadas.
E esse grande problema, conhecido como absenteísmo, gera sérios prejuízos. Segundo estudo divulgado pela Circadian, o excesso de faltas não previstas custa para o empregador, só nos Estados Unidos, US$ 2.660 por colaborador por ano.
Gerenciar as faltas, portanto, além de extremamente necessário, ajuda a manter as finanças e a gestão do time no caminho certo.
3. Menos desgaste para as equipes
Além dos já mencionados processos trabalhistas, as horas extras geram desgaste nos profissionais (e o absenteísmo, mencionado anteriormente, pode ser mais uma consequência disso). Quem trabalha demais pode ter ainda o relacionamento com os colegas afetado, já que a sobrecarga de trabalho (mesmo que por iniciativa do colaborador) costuma gerar ansiedade, intolerância e insatisfação.
Além disso, o excesso de horas extras pode levar à procrastinação de atividades ou a entregas com níveis baixos de excelência. E vamos combinar que para um hospital esses fatores são graves. Lidar com vidas num movimento de excesso de horas extras pode gerar falhas médicas. Portanto, fazer uma boa gestão de escalas, evitando trabalho além do previsto, só tem a contribuir.
4. Mais agilidade
O Escala Plantões possibilita um planejamento rápido e eficaz das escalas e jornadas de trabalho dos colaboradores, por meio de uma interface desktop interativa. Assim, a sua equipe não dependerá mais de planilhas pesadas e de um único computador para desempenhar essa função.
As notificações sobre as escalas, ainda, chegam para todos em segundos. De uma única vez, os colaboradores são avisados (via aplicativo e e-mail) logo que o organizador compartilha a escala, o que evita o desvio de informações.
Dessa forma, a negociação de trocas é feita de modo mais prático, já que podem ser sugeridas pela equipe segundos após a divulgação da escala. Em poucos cliques, o organizador pode aceitar ou vetar esses pedidos, centralizando a comunicação.
5. Menos turnover
O turnover mede a rotatividade dos funcionários, relacionando a quantidade de demissões e de admissões em determinado período. Um hospital que registra altos índices de turnover começa a enfrentar diversos problemas em relação à sua imagem e à qualidade dos processos.
E entre as principais causas do turnover no setor hospitalar está justamente a falta de transparência na gestão de escalas. Com um sistema que deixe as escalas visíveis para todos, esse conflito é resolvido. Controlando as horas trabalhadas, ainda haverá menos desgaste físico e mental (mais uma causa comum de turnover).
A falta de reconhecimento profissional é mais um fator que costuma levar os colaboradores a pedidos de desligamento. E sabia que uma boa gestão de escalas também pode evitar esse problema? O Escala Plantões oferece relatórios que permitem que o gestor acompanhe seus colaboradores, visualizando, por exemplo, os mais disponíveis a assumir intercorrências. Esses dados podem ser bastante úteis no fornecimento de métricas para estabelecer programas de benefícios e de reconhecimento, um aspecto importante para reter talentos.
6. Aumento do ROI
O retorno sobre investimento (ROI) permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com os investimentos que realiza. Por meio dele, é possível identificar quais práticas valem a pena e como otimizá-las para que performem ainda melhor.
Em um hospital de grande porte de São Paulo, por exemplo, foi possível gerar um ROI de 521% após a adoção do Escala Plantões. Para saber mais, clique aqui.
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A solução para as escalas do seu hospital
A tecnologia chegou para ficar. Permitir a sua entrada no setor hospitalar, além de protagonizar uma modernização necessária, irá auxiliar na economia, manutenção e gestão de profissionais da saúde, figuras extremamente necessárias para a sociedade. Ficou curioso e gostaria de saber mais sobre o Escala Plantões? Fale com a nossa equipe!