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Educação Médica

Telerradiologia: Inovação que gera acessibilidade aos Serviços de Saúde

O coordenador da Pós-Graduação em Radiologia da Escola Brasileira de Medicina (EBRAMED), Eduardo de Andrade, explica os avanços da Telerradiologia, suas vantagens e expectativas deste modelo de trabalho.

Por Eduardo de Andrade

A Radiologia e Diagnóstico por Imagem acompanha todas as especialidades médicas, atuando no rastreamento, diagnóstico, tratamento e monitorização terapêutica. Constitui uma das principais ferramentas para o diagnóstico para muitas doenças, contemplando uma série de modalidades de imagem que possuem princípios físicos diferentes e de complexidade variável.

A maneira pela qual os médicos mais observam e avaliam as estruturas anatômicas, fisiológicas ou patológicas, é por meio de exames radiológicos, que permitem a visualização da imagem viva sem invasividade.

A radiologia interage com uma ampla gama de especialidades, sendo um dos grandes integradores dos saberes médicos, e onde muitas respostas sobre a situação dos pacientes são encontradas.

Os detalhes anatômicos e a sensibilidade das técnicas são de alta qualidade, já permitindo o uso de imagens para diagnósticos ultra-estruturais e funcionais.

Avanços tecnológicos

Os avanços nas técnicas de aquisição de imagens, engenharia e tecnologia da informação, permitem que as imagens sejam pós-processadas e transmitidas rapidamente, sem limites de distância, podendo ser vistas simultaneamente por vários profissionais de saúde.

Assim, um espaço importante dentro da educação médica deve ser reservado para a radiologia, uma vez que sua necessidade dentro da formação da atual geração de médicos nunca foi tão grande.

A área de Radiologia possui uma particularidade: ela se constitui em uma especialidade onde o trabalho médico pode, na maior parte, ser realizado remotamente. Isso é uma realidade no Brasil, já existindo resolução do Conselho Federal de Medicina que normatiza a Telerradiologia (Resolução CFM Nº 2.107/2014).

E esse trabalho já é feito dentro da EBRAMED, oferece o curso de Radiologia e Diagnóstico por Imagem com uma metodologia de ensino, aliada às tecnologias de ponta, que permite aos alunos uma experiência de aprendizagem prática e interativa,a qual o levam à experimentação clínica, soluções e contextos reais e simulados.

Os exames que podem ser feitos

A maioria dos exames que integram a área da radiologia atende a essa característica, como radiografia convencional, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, densitometria óssea e medicina nuclear.

Ficam de fora, pela necessidade realização de procedimento presencial pelo próprio médico, a ultrassonografia, e radiologia contrastada e intervencionista, áreas onde o presente curso de pós-graduação inclui componente presencial.

Segundo os últimos censos realizados, a distribuição de médicos radiologistas pelas regiões do território nacional brasileiro ainda é muito heterogênea. Entretanto, a Telerradiologia vem suprindo essa necessidade, pois permite que a especialidade chegue a locais remotos, antes somente alcançáveis fisicamente devido às limitações inerentes ao atendimento presencial.  Não é mais necessária a revelação nem a impressão de exames radiológicos.

Inovação digital

A imagem digital permite o acesso em vários locais, com envio instantâneo para outros médicos assistentes, especialistas ou demais integrantes da equipe multidisciplinar, não estando mais dependente do transporte de filmes para a visualização.

Com isso, em segundos, o exame pode chegar a qualquer local do mundo e ser analisado, de maneira a superar as limitações por falta de profissional especializado no local do atendimento.

Um número enorme de pacientes, que antes não tinha acesso a exames, pode não apenas receber atendimento, mas também um atendimento rápido e eficaz, agilizando os processos de diagnóstico e tratamento.

Assim, reduzindo as complicações decorrentes da demora no diagnóstico correto bem como os custos com tempo de internação.  A telerradiologia é, certamente, uma evolução na qualidade de assistência à saúde.

Sobre o Autor

Eduardo de Andrade é mestre e doutor em Radiologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e especialista em Educação na Saúde pela Universidade de São Paulo (USP).

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