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Doctoralia

Telemedicina: segurança é uma das exigências da nova regulamentação

Somente na plataforma Doctoralia foram realizadas mais de dois milhões de teleconsultas em dois anos

No último dia 05 de maio, um importante movimento aconteceu na área da saúde brasileira: o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou as normas que regulamentam o exercício da telemedicina no país, tornando-a vigente de forma permanente. Essa aprovação coincide com um marco importante já que, há dois anos, o governo aprovou o atendimento de pacientes à distância em caráter provisório e deu um importante passo no sentido de entender que a telemedicina iria agregar valor - e mais importante, poderia salvar vidas. Com essa aprovação, a busca pelo uso de plataformas seguras para o exercício da telemedicina se torna ainda mais importante, por ser uma das exigências da nova regulamentação.

O atendimento médico remoto foi fundamental durante a pandemia. Segundo pesquisa da Doctoralia, em dois anos de telemedicina foram realizadas cerca de dois milhões de teleconsultas e mais de 20 mil médicos utilizaram essa modalidade de atendimento na plataforma. “O cenário pandêmico acabou acelerando um processo que, de certa forma, já vinha ganhando espaço há alguns anos. Essa possibilidade de prestação de serviços de saúde de forma virtual nos ajuda a levar o atendimento para áreas mais remotas do nosso país, democratizando o acesso à saúde e impactando positivamente a saúde das pessoas”, comenta Cadu Lopes, CEO da Doctoralia.

Em conjunto com a aprovação do uso de telemedicina, há também o avanço de algumas tendências que vão ajudar na melhor relação entre médico e paciente. Uma delas é a implantação e a expansão da tecnologia 5G no Brasil, que chega para contribuir e aprimorar a conectividade e os serviços médicos referentes à telemedicina.

Em plataformas como Doctoralia e TuoTempo, já estão sendo feitos investimentos em novos programas e protocolos digitais com o objetivo de garantir ainda mais a segurança para o médico e para o paciente nas consultas à distância – uma das exigências mais importantes da nova regulamentação. Além disso, o avanço do 5G ajudará a ampliar o acesso à saúde já que regiões remotas, onde há falta de médicos, poderão contar com teleatendimento para as populações locais. “Além de teleconsultas, estamos desenvolvendo novos serviços digitais para aprimorar a jornada de cuidado a distância dos pacientes, de forma personalizada, para aumentar o cuidado e a qualidade de vida, complementando o que já oferecemos na nossa plataforma: a segurança de ter os dados do paciente e o seu prontuário protegidos conforme a nova legislação pede”, complementa Cadu.

O atendimento remoto é fundamental para a promoção da saúde, principalmente em um país como o Brasil, com dimensões continentais e com regiões onde há carência de médicos especialistas. Nesses casos, o smartphone tem sido uma das principais ferramentas para amplificar o acesso à saúde. Por meio da conectividade, os pacientes podem acessar médicos, exames e aderir a tratamentos de forma personalizada e com mais agilidade.  As novas ferramentas estão se tornando instrumentos potencializadores no processo de conscientização sobre a importância da adoção de um estilo de vida mais saudável para a prevenção de doenças. Consequentemente, há redução do número de acometimento de enfermidades, otimização dos tratamentos e contenção de gastos. 

“A redução de tarefas manuais por meio da automação e os investimentos em tecnologia mostram um caminho do setor para levar saúde até a casa do paciente e criar pontos de atendimento mais descentralizados. Todas essas práticas convergem para colocar o paciente no centro do cuidado e humanizar a experiência em saúde”, finaliza Cadu Lopes.

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Para ter acesso aos números completos e depoimentos sobre a adesão à  telemedicina no Brasil, clique aqui

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 53 milhões de pacientes e processar mais de 7,5 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012, na Polônia, e possui uma equipe de 2.200 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Munique, Cidade do México e Curitiba.

Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, softwares médicos para consultas virtuais, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão e do fluxo de pacientes e o TuoTempo, um software de relacionamento com o paciente, ou CRM (Customer Relationship Management), que promove uma experiência que valoriza o paciente em toda a sua jornada, focada em  instituições de saúde, como hospitais,  redes de clínicas e centros de medicina diagnóstica.

Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel nas versões iOS e Android.

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