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Doctoralia

Como criar um perfil médico para ter boa reputação no mundo digital

Com o crescimento das redes sociais, o profissional de saúde que não tiver uma presença, de forma positiva, nesses canais, tende a perder mercado.

É inegável que a era da transformação digital chegou em todos os setores, em nível mundial, e o da saúde não foge à regra. Com as evoluções tecnológicas do segmento e mudanças drásticas demandadas dos chamados Pacientes 5.0, cada vez mais exigentes, conectados e ávidos por experiências únicas, a classe médica também precisou se reinventar.

Por conta desse cenário, tornou-se imperativo que os médicos mergulhem no ambiente digital e façam o melhor uso dele, em prol dos avanços da saúde. Com o crescimento das redes sociais, o profissional de saúde que não tiver uma presença, de forma positiva, nesses canais, tende a perder pacientes e mercado.

Criar um perfil médico que contribua para uma boa reputação no mundo digital passa por alguns processos que, se seguidos de forma estratégica, contribuirão para alavancar não apenas o nome de determinado profissional, bem como de sua instituição de saúde (seja ela um hospital, laboratório, clínica ou consultório), além de estabelecer, cada vez mais, uma conexão genuína e de confiança com os pacientes.

Segundo o Panorama Clínicas e Hospitais 2023, a jornada do novo paciente passa por dois momentos cruciais. O pré-atendimento consiste na consciência de uma necessidade, busca por informações na internet, avaliação da melhor escolha, agendamento e preparação. Já o pós-atendimento é sobre criar espaços para tirar dúvidas, facilidade de marcar o retorno e promover pesquisas de satisfação.

Outro ponto importante antes de médicos criarem perfis no mundo digital é que é preciso compreender que o Conselho Federal de Medicina não proíbe a divulgação de serviços, desde que não sejam divulgadas informações consideradas sensacionalistas ou delicadas. Portanto, estar no universo das redes sociais é importante e impacta diretamente a evolução de um negócio, mas é preciso manter a ética, respeito e transparência.

A criação de um site específico pode ser um bom caminho para começar a presença digital. Além disso, perfis em redes sociais, como Instagram, também são relevantes. O ponto principal para o sucesso dessa presença digital é apostar em conteúdos que sejam de alta qualidade e prestem serviços interessantes para a sociedade.

Médicos e instituições de saúde podem apostar em ferramentas que auxiliem na gestão dessas redes e canais digitais. Uma delas é o Google Keyword Planner, que ajuda na busca e localização de palavras-chaves que ajudem a alavancar o nome/marca do profissional ou hospital/clínica.

Por fim, os profissionais de saúde podem (e devem) apostar no que há de melhor no universo digital. Eles conseguem fazer uso de vídeos, fotos e até mesmo criar webinar em parceria com outros profissionais. A proposta, ao fim do dia, é encontrar meios de promover uma experiência em saúde cada vez mais humana a todos. 

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Sobre a Doctoralia

A Doctoralia, empresa do Grupo Docplanner, é a maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 55 milhões de pacientes e processar mais de 15 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão do consultório, fluxo de pacientes e realização de teleconsultas. Em julho de 2022 a empresa anunciou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para clínicas. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel para pacientes.

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