Conteúdo exclusivo de empresas parceiras do Portal Medicina S/A. Marcas que transformam e inovam o mercado da saúde.

Pesquisa – Doctoralia e TuoTempo

Experiência do paciente é considerada ponto-chave para aumentar a receita de centros médicos

Apesar de investimento em marketing ser considerado o principal fator de rentabilidade, 28% dos centros médicos acreditam que a fidelização do paciente deve ser priorizada para garantir boa performance financeira

Geralmente gestores de instituições de saúde pensam em atrair novos pacientes para aumentar a receita. Porém, se este é o foco, a clínica ou o hospital deixa de lado ações mais importantes e estratégicas que trazem resultados a longo prazo, como a fidelização do cliente, que faz parte do conceito de Patient Centricity, ou seja, a abordagem centrada no paciente e na sua jornada de atendimento. 

Segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais 2022, realizado pela Doctoralia em parceria com o TuoTempo, apesar de 56% dos centros médicos entrevistados considerarem que o resultado em marketing é medido principalmente pela atração de novos pacientes, 28% ainda consideram a retenção de clientes como um bom indicador de sucesso para a rentabilidade das clínicas e hospitais. 

“Reter os pacientes é uma das maneiras mais inteligentes de aumentar a receita da instituição de saúde, garantindo a sustentabilidade financeira. Não se trata apenas de ter uma rentabilidade melhor, mas sim de aplicar novos investimentos em tecnologia, treinamento e capacitação de profissionais, aprimoramento da qualidade dos serviços prestados, sem abrir mão das estratégias para atrair novos pacientes”, aponta Cadu Lopes, CEO da Doctoralia.

A abordagem focada no paciente exige uma parceria entre estes e os respectivos médicos, com a finalidade de alinhar as decisões de acordo com as preferências e necessidades. Isso também inclui a educação específica e o suporte que os pacientes precisam para participarem das tomadas de decisão do próprio cuidado. 

Existem alguns motivos que levam uma pessoa a não voltar para outra consulta, por exemplo: falta de respeito pelo tempo, inconvenientes para entrar em contato, falta de datas próximas para agendamento e descuidos de comunicação, como o não envio de lembretes. Em resumo, todos os pontos mencionados representam um fator-chave: o impacto negativo na experiência do paciente. 

“As pessoas querem se sentir informadas, apoiadas e ouvidas para que possam tomar decisões e fazer escolhas significativas sobre seus cuidados. E uma estratégia pautada no conceito de Patient Centricity atende exatamente a essas demandas, contribuindo para o engajamento dos pacientes e, consequentemente, otimização do tratamento”, explica Cadu.  

Pensando em ajudar as instituições de saúde a melhorar a rentabilidade, as empresas do Grupo Docplanner, Doctoralia – maior plataforma de saúde do mundo – e TuoTempo – CRM líder na Europa – lançaram um ebook gratuito com dicas para gestores e demais profissionais da área. Para acessar o livro “Rentabilidade na saúde: 5 dicas para aumentar a receita do seu centro médico”, clique aqui

___

Você vê a aquisição de pacientes como única forma de aumentar o faturamento? Surpreenda-se com 5 dicas para melhorar a rentabilidade do seu centro médico. Baixe o ebook gratuitamente.

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 53 milhões de pacientes e processar mais de 7,5 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012, na Polônia, e possui uma equipe de 2.200 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace que permite agendamento e avaliação de consultas, softwares médicos para consultas virtuais, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão e do fluxo de pacientes e TuoTempo, um sistema de relacionamento com o paciente, ou CRM (Customer Relationship Management), que promove elevada experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e redes de clínicas.

Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel nas versões iOS e Android.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.