Conteúdo exclusivo de empresas parceiras do Portal Medicina S/A. Marcas que transformam e inovam o mercado da saúde.

Marketing Médico

Personal branding para médicos? Entenda e aplique a estratégia

Doctoralia destaca ações para que médicos, clínicas, consultórios e hospitais possam garantir comunicação efetiva com pacientes.

2023 mal começou e apenas corrobora um movimento que já está ativo há alguns anos: a era da formação de opinião digital. A quantidade de geração de conteúdo (de qualidade ou não) é imensurável e todos (sem exceções) têm voz no ambiente digital.

No segmento de saúde, o mundo digital abriu um leque infinito de possibilidades e aproximou os corpos clínicos de seus pacientes. Por meio de plataformas, já é possível tirar dúvidas, manter contato, realizar consultas e até mesmo pesquisar a reputação de determinado profissional.

Por isso, o personal branding tem se tornado disciplina obrigatória para quem deseja se diferenciar. Em linhas gerais, essa disciplina aborda estratégias e ações de marketing para garantir que médicos, clínicas, consultórios e hospitais possam divulgar seus serviços, reforçando sua marca. Vale lembrar que, inclusive nesse momento, é preciso seguir as regras definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Segundo dados do Panorama das Clínicas e Hospitais 2023, pesquisa da Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, cerca de 44% dos entrevistados afirmam que terceirizam as ações referentes ao marketing e divulgações. No Panorama de 2022, esse índice era de 27%. 

Além disso, de acordo com pesquisas realizadas pela plataforma, 90% dos pacientes buscam informações de saúde na internet e 80% deles escolhem especialistas com base em avaliações de outros pacientes. Portanto, os profissionais de saúde que desejam se destacar, precisam apostar em estratégias eficientes e se atentar a pontos, como:

  • Entender o perfil do paciente: para conseguir traçar caminhos que tragam bons resultados, é preciso, antes, entender o perfil de cada paciente e, consequentemente, em quais canais eles estão. Somente assim será possível criar conexões genuínas, gerando maior engajamento;
  • Experiência é essencial: essa palavra tem norteado entregas de diversos setores e o da saúde não foge à regra. Portanto, proporcionar uma boa experiência é essencial para a sobrevivência de um negócio. Tal jornada do paciente pode ser aprimorada em diferentes pontos de contato, desde o agendamento online até o pós consulta;
  • Incentive opiniões: por fim, como citado anteriormente, o mundo digital dá voz a todos e é interessante incentivar o compartilhamento de opiniões. Dessa forma, outros pacientes conseguem entender a reputação de cada clínica, hospital e profissional do segmento.

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia, empresa do Grupo Docplanner, é a maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 53 milhões de pacientes e processar mais de 13 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão do consultório, fluxo de pacientes e realização de teleconsultas. Em julho de 2022 a empresa anunciou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para consultórios. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel para pacientes.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.