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Doctoralia

O paciente agora é 6.0? Conheça as principais técnicas de fidelização

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É indiscutível que a nova era da saúde está revolucionando a forma como os médicos se relacionam com os pacientes, principalmente devido o avanço da tecnologia e o uso de soluções inovadoras, como prontuário eletrônico, telemedicina, open health e a aplicação do IoT para coletar e analisar os dados. 

Isso acontece principalmente porque, nos dias de hoje, o paciente deve estar no centro de tudo e as instituições de saúde devem ter suas informações na palma da sua mão por meio de dispositivos móveis, facilitando, dessa maneira, os diagnósticos e os tratamentos, promovendo mais assertividade no processo. 

Agora, quando analisamos o avanço do setor da saúde, podemos considerar que ainda há espaço para muitas outras inovações e, portanto, é possível dizer que essa área está caminhando para o surgimento do conceito de paciente 6.0, sendo este um perfil cada vez mais exigente e ávido por soluções personalizadas e um atendimento mais próximo, unindo os canais online e offline. Diante de tantas mudanças e desafios, como as instituições de saúde e os médicos conseguem fidelizar o novo perfil de paciente? 

Primeiro, é muito importante ter um canal exclusivo para realizar a comunicação com seus pacientes. Por meio do WhatsApp, e-mail e SMS é possível enviar informações sobre tratamentos, agendamento de consultas e comunicados importantes, além de dar orientações personalizadas. Isso quebrará uma barreira física com o profissional, trazendo-o para mais perto. De acordo com a 4ª edição do Panorama das Clínicas e Hospitais, desenvolvido pela Doctoralia,  os dois canais mais populares para o agendamento de consultas são telefone (90%) e WhatsApp (82%). 

Outro ponto fundamental é diminuir o tempo de espera nas instituições de saúde. Nesse caso, o uso da tecnologia pode ser uma grande aliada para controlar a agenda dos médicos, avisar sobre possíveis atrasos e tempo de espera estimado, tornando esse processo mais transparente. Isso vai ajudar a melhorar a satisfação dos pacientes e diminuir o número de reclamações.   

Um fator também determinante que vai ajudar na jornada do paciente é o uso da inteligência artificial no diagnóstico médico. Por meio da tecnologia é possível identificar e tratar doenças, aumentando assim a eficiência e a precisão nos diagnósticos. Além disso, a IA permite que sejam analisadas uma grande quantidade de dados e identificar padrões que podem passar despercebidos pelos médicos. Isso com certeza vai ajudar a personalizar o tratamento e, consequentemente, melhorar a experiência dos pacientes. 

Por fim, é importante ressaltar que a era do paciente 6.0 já está se aproximando e as instituições de saúde e os médicos devem se preparar para continuar inovando e, mais do que isso, utilizar as soluções tecnológicas para resolver possíveis gargalos a fim de melhorar o sistema de saúde como um todo e tornar o atendimento cada vez mais humanizado.   

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Sobre a Doctoralia

A Doctoralia, empresa do Grupo Docplanner, é a maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 55 milhões de pacientes e processar mais de 15 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão do consultório, fluxo de pacientes e realização de teleconsultas. Em julho de 2022 a empresa anunciou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para clínicas. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel para pacientes.

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