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Doctoralia

Como ficam as horas invisíveis dos profissionais de saúde?

Doctoralia alerta para as ‘horas invisíveis’, aquelas que são perdidas com ações que poderiam ser automatizadas com o apoio da tecnologia

O tempo, esse senhor cada vez mais importante em nossas vidas, deve ser mensurado não apenas pelas horas que nos dedicamos à algo (família, lazer ou trabalho). Mas também devemos prestar atenção ao que chamam de ‘horas invisíveis’, ou seja, aquelas que ‘perdemos’ com ações que poderiam ser automatizadas com o apoio da tecnologia, por exemplo.

No setor de saúde, o tempo é ainda mais precioso e, como não podemos poupá-lo, é necessário saber usá-lo da melhor forma possível. Infelizmente, é comum os profissionais de saúde ‘perderem tempo’ com situações como:

  • o não comparecimento de um paciente na consulta (o temido no-show); 
  • a procura por outros pacientes que possam preencher esse espaço vago na agenda; 
  • o envio de notificações sobre consultas; 
  • ou mesmo a coleta de dados de pacientes em diferentes sistemas, para depois reunir todos em um único arquivo.

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Para ajudar a trabalhar melhor o tempo dos profissionais de saúde, listamos algumas dicas:

  • Não perca tempo com o no-show de pacientes: aqueles que agendam consultas e não aparecem, sem qualquer aviso prévio, representam de 12% a 30% do total de agendamentos, segundo pesquisa realizada pela Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo. Um dos principais motivos para o no-show é que o paciente simplesmente esquece da consulta – cerca de 36% – segundo estudo da Solutionreach. Para ajudar com esse problema, aposte no envio de lembretes automáticos. Com a ajuda das novas formas de comunicação, como Whatsapp, por exemplo, o paciente será lembrado ou poderá cancelar / reagendar com uma resposta simples. 

Outra maneira de reduzir o no-show é passando a pedir pagamentos antecipados pela consulta. Dessa forma, a maioria dos pacientes se sentirá mais motivado a cumprir o compromisso. Por fim, como última atitude, talvez seja necessário impedir que pacientes que não aparecem às consultas com alta frequência façam novos agendamentos

  • Conte com uma plataforma única para gestão de dados: atualmente temos inúmeros canais de comunicação entre médicos e pacientes. Além disso, as diferentes plataformas existentes para a coleta de dados de pacientes também contribuem para uma gestão confusa e que impacta, negativamente, o tempo dos profissionais de saúde, além de aumentar as chances de erros de informações. Felizmente, já existem plataformas que proporcionam uma interface única para gestão e comunicação com pacientes. Dessa forma, será possível reduzir perdas de tempo, performance e, claro, gerar mais segurança para todos os envolvidos 
  • Cuide da sua  reputação online como cuida da sua clínica ou consultório: vivemos na era digital e, portanto, notamos cada vez mais a presença dos profissionais de saúde atuando no mundo online. Segundo dados da Doctoralia, 90% dos pacientes procuram informações sobre médicos na internet e 63% os escolhem com base nas opiniões online. Além disso, 79,1% dos médicos promovem seus consultórios de forma independente e apenas 20,9% usam a ajuda de uma secretária ou agência de marketing profissional. 

Esses dados corroboram a importância de profissionais de saúde atuarem cada vez mais no ambiente digital, mas de maneira inteligente e por meio de estratégias focadas em promover conhecimento, prevenção de doenças e promoção de bem-estar.

Por fim, vale o reforço da importância da recuperação das horas invisíveis. Por meio de soluções tecnológicas e plataformas robustas, já é possível fazer uma gestão inteligente de consultas, retornos, engajamento de pacientes e, claro, focar em promover experiências cada vez mais humanizadas na área da saúde.

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Calculadora de no-show

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Sobre a Doctoralia

A Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 53 milhões de pacientes e processar mais de 7,5 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012, na Polônia, e possui uma equipe de 2.200 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace que permite agendamento e avaliação de consultas, softwares médicos para consultas virtuais, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão e do fluxo de pacientes e TuoTempo, um sistema de relacionamento com o paciente, ou CRM (Customer Relationship Management), que promove elevada experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e redes de clínicas.

Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel nas versões iOS e Android.

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