Conteúdo exclusivo de empresas parceiras do Portal Medicina S/A. Marcas que transformam e inovam o mercado da saúde.

Doctoralia

Como aplicar efetivamente a digitalização na medicina diagnóstica?

Doctoralia, Distrito e TuoTempo lançam ebook gratuito com estratégias para otimizar a gestão na saúde e prepará-la para a inovação

Não é assunto novo para quem atua no segmento de saúde no Brasil a importância da digitalização de processos. Com o advento da pandemia de COVID-19 nos últimos dois anos, esse tema ganhou novo impulso. Para se ter uma ideia, 81% da população brasileira, com 10 anos ou mais, já tem acesso à internet, segundo a pesquisa “TIC Domicílios 2020”. Isso mostra que os  recursos tecnológicos já invadiram incontáveis setores e o da saúde não é uma exceção. 

O questionamento que fica é: como aplicar, efetivamente, a digitalização na medicina diagnóstica?

Com um perfil cada vez mais digitalizado, o paciente demanda que novos recursos sejam aplicados na maior parte dos processos e serviços oferecidos por hospitais e clínicas. De acordo com um estudo elaborado pela Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, esse novo paciente procura as redes para tirar dúvidas, buscar especialistas, agendar consultas e participar de discussões ativas. 

Além disso, o paciente digital é formado por maioria de mulheres, entre 25 e 34 anos, residentes em grandes cidades, profissionalmente ativas e que procuram economizar tempo em suas atividades. Nesse sentido, um dos principais ganhos da digitalização de processos é justamente a otimização de tempo e esforços.

Por meio de plataformas e recursos tecnológicos, ações cotidianas, que antes demandavam trabalhos burocráticos, como marcação de consultas e envio de lembretes e confirmações, podem ser realizadas de forma automatizada. Dessa maneira, a equipe fica mais livre para atuar de forma mais estratégica, aprimorando o atendimento ao paciente.

Toda essa digitalização de processos ajuda também na coleta e organização de dados sobre toda a jornada de cada paciente, impactando positivamente a experiência de cada pessoa que visita o hospital ou clínica. Nesse âmbito, outro aspecto que deve ser levado em consideração é a digitalização do marketing do hospital.

Por meio de estratégias assertivas, é possível otimizar os esforços do marketing, com a automação de campanhas e rastreabilidade, reduzindo tarefas braçais e investindo em diferentes frentes. Nesse sentido, ações com aquisição de clientes (índice relevante para o marketing) e fidelização passam a ser cada vez mais efetivas.

Por fim, a digitalização chegou para ficar e o paciente demanda por mais conforto, segurança e agilidade no atendimento. Portanto, hospitais e clínicas podem (e devem) fazer uso inteligente de mensagens informativas, convites de retorno e até mesmo dicas de saúde por meio de SMS ou e-mail. Clique aqui para fazer o download do ebook gratuitamente.

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplannermaior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 53 milhões de pacientes e processar mais de 13 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão do consultório, fluxo de pacientes e realização de consultas online. Em julho de 2022 a empresa anunciou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para consultórios.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.