A pandemia transformou a rotina de muitos setores, principalmente na área da saúde. As empresas se aprimoraram rapidamente e tiveram que criar novas formas de se relacionar e de atender remotamente os seus públicos com a mesma qualidade. O maior desafio, porém, é continuar avançando em outros aspectos da transformação digital e apostar na modernização da gestão, comenta Cadu Lopes, CEO da Doctoralia para Brasil, Chile e Peru.
Maior plataforma de agendamento de consultas do mundo, a Doctoralia quer tornar a experiência em saúde mais eficiente e, sobretudo, mais humana. A empresa, que está presente em 12 países, é responsável por atender 35 milhões de pacientes e processar mais de 3 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, reúne mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 4 milhões de avaliações de pacientes.
A empresa fornece agendamentos e avaliações de consultas médicas para os pacientes através de seu marketplace, sem custo. Por meio da ferramenta de telemedicina, que integra o software médico, promove a realização de consultas on-line, prontuário eletrônico e prescrição digital de medicamentos.
“Fica nítido que a transformação digital veio para ficar e será fundamental para a continuidade dos negócios no universo da saúde. As empresas compreenderam que precisam apostar na modernização de sua gestão, por meio da utilização de novos mecanismos, para continuar prestando atendimento de qualidade”, destaca.
Para isso, a empresa conta com um sistema SaaS (Software as a Service), que possibilita que médicos e clínicas otimizem a gestão e o fluxo de pacientes. Todos os profissionais recebem suporte da equipe de assessores responsável por guiá-los na transformação digital de suas práticas. Já o TuoTempo, pertencente ao Grupo DocPlanner, do qual a Doctoralia faz parte, aposta no relacionamento com o paciente. O CRM (Customer Relationship Management) conta com um conjunto de funcionalidades e possibilidades de personalização para elevar a experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e clínicas de grande e médio portes.
Saúde mais inclusiva
Para Cadu Lopes, a verdadeira evolução na saúde será na atenção dada à jornada do paciente, “colocando-o, de fato, no centro de tudo e reescrevendo todos os modelos de negócios a partir deste ponto, com o auxílio da tecnologia”. E foi justamente com esse propósito que a empresa ampliou sua oferta durante 2020. “O nosso papel agora é integrar dados, investir em inovação, regulação e tecnologia em prol de uma saúde mais inclusiva”, diz.
Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, o Ministério da Saúde autorizou, em caráter excepcional, o exercício da telemedicina, que já era um pleito antigo do setor. Em poucos dias, o número de médicos premium que adotaram a ferramenta e a quantidade de consultas a distância agendadas cresceram exponencialmente. “Hoje, a telemedicina da Doctoralia conta com quase 15 mil profissionais de saúde e já agendou mais de 500 mil consultas”, revela Lopes.
Para ampliar o acesso dos brasileiros à saúde, a Doctoralia também forneceu a tecnologia às instituições do sistema público de saúde, de maneira totalmente gratuita. Até o momento, 13 prefeituras parceiras aderiram ao projeto, totalizando mais de 7 mil teleatendimentos pela saúde pública.
Entre outras novidades oferecidas pela companhia, Cadu Lopes ressalta também as soluções como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), prescrição eletrônica, app para pacientes e a central de agendamentos. “Inovamos também com a abertura de um marketplace para agendamento on-line de exames. Agora, além do agendamento de consultas, temos o Doctoralia Lab para oferecer a continuidade do atendimento médico e uma assistência de saúde completa aos pacientes. O usuário pode agendar os exames que necessita diretamente pelo site ou pelo link encaminhado pelo médico, já direcionando para uma rede de laboratórios credenciada”, explica.
Outra inovação é o Doctoralia Phone, que oferece o mapeamento de chamadas para clínicas e hospitais. O sistema permite a identificação e categorização de chamadas telefônicas, auxiliando num atendimento mais rápido e humanizado, mede o volume e a origem das ligações, avalia o desempenho da equipe de atendimento, fornece acesso a gravações e distribui o volume de chamadas ao longo do dia.
Próximos Passos
O Grupo DocPlanner, do qual a Doctoralia faz parte, adquiriu recentemente na Europa duas empresas também do setor de tecnologia em saúde. Segundo Cadu Lopes, o objetivo é dar mais robustez aos atuais produtos e ampliar ainda mais sua influência em âmbito global. “Além disso, por melhor que sejam os nossos sistemas, sempre há oportunidade de melhorias. Conforme conquistamos um volume maior de adeptos, vão surgindo novas demandas, personalizações e ideias. E como a digitalização tende a deixar de ser um diferencial para se tornar uma necessidade para os negócios da saúde em 2021, dedicaremos muitas forças nos aperfeiçoando para acompanhar o mercado e entregar uma experiência positiva não apenas para o paciente, mas também para especialistas, administradores e secretárias”, diz.
Para os pacientes, a meta da empresa é ser um grande hub de saúde, onde eles possam acessar exames, receitas, histórico de consultas e todas as informações pelo celular. Já para os especialistas e centros médicos, o propósito é aprimorar processos, otimizar tempo e permitir que eles se dediquem mais ao que realmente importa: o cuidado com o paciente.
“Profissionais, hospitais e clínicas estão tendo que adaptar suas operações para atender às expectativas de um paciente mais exigente, bem informado e, portanto, empoderado. Esse novo perfil de paciente leva a um modelo de tomada de decisão compartilhada, no qual o paciente é tão ativo em seus cuidados de saúde quanto o médico. A tecnologia é uma excelente ferramenta para aperfeiçoar a experiência do paciente e torná-la digital, agilizando o contato, oferecendo autonomia e aproximando as pessoas do profissional ou instituição de saúde. Por mais que possa parecer contraditório, a tecnologia é uma grande aliada na humanização de processos”, conclui.
Acesse mais informações em: www.doctoralia.com.br