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Doctoralia

Clínicas e Rentabilidade – como aprimorar os processos internos

Tecnologia pode melhorar a eficiência operacional, diminuir erros manuais e desperdícios, além de garantir relatórios inteligentes.

Nos dias de hoje, um dos principais desafios das clínicas médicas e hospitais é aumentar sua rentabilidade e melhorar a jornada do paciente. Isso tem acontecido porque a demanda dos profissionais da saúde é muito alta e, com a correria do dia a dia, fica praticamente impossível conseguir desempenhar todas as funções com maestria, passando pelo atendimento telefônico, agendamento de consultas, acompanhamento dos pacientes e até atualização de histórico e prontuários.

Segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais, elaborado pela Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, e Feegow Clinic, software líder em gestão para clínicas e consultórios, que contou com a participação de 1.328  representantes de clínicas e hospitais de todo o país, 34% dos respondentes disseram que recebem mais de 50 ligações por dia; 10% ainda usam agendas de papel para administrar os horários e 83% fazem as confirmações de consultas por WhatsApp.

Esses dados mostram que o uso da tecnologia se faz cada vez mais necessário, principalmente porque grande parte do agendamento ainda é feito de maneira manual, o que torna os processos lentos e morosos. Por meio dela é possível melhorar a eficiência operacional uma vez que as atividades que antes demoravam horas/dias, hoje são feitas em questões de minutos; diminuir erros manuais e desperdícios; e garantir relatórios inteligentes e confiáveis.

Dentre os serviços que são oferecidos online podemos destacar o agendamento e confirmação de consultas; pesquisa de satisfação; prescrição de receitas, atestados e solicitação de exames; a consulta por meio da telemedicina; pagamentos; contato com os especialistas e histórico dos pacientes. Ou seja, com o uso dessas soluções as equipes conseguem desempenhar funções mais estratégicas, que vão de fato aumentar a rentabilidade nos negócios e melhorar a experiência dos pacientes.

De acordo com estudo feito pela Journal of Medical Practice Management, revista médica publicada pela Greenbranch Publishing, as instituições de saúde que possuem pontuação elevada no quesito satisfação do cliente, podem aumentar em 50% o faturamento médio.  Diante desse cenário, as instituições de saúde devem apostar cada vez mais em pesquisas de satisfação para dar voz às pessoas e entender as necessidades e os anseios delas, saber o que de fato importa durante uma consulta médica e, principalmente, ouvir suas sugestões e críticas.

Somente a partir disso é que as clínicas e hospitais vão conseguir aumentar e fidelizar os pacientes, melhorar sua jornada e, consequentemente, construir uma relação de confiança e diminuir as lacunas e problemas nos serviços de saúde.

Diante desses insights, podemos concluir que estamos vivendo a era da digitalização do setor da saúde, e por isso os gestores das clínicas e hospitais devem ficar atentos às novidades que estão surgindo, para que eles consigam aplicá-las no seu dia a dia de forma assertiva e alcançar os resultados esperados.

Conheça os insights e dados do Panorama das Clínicas e Hospitais 2024, e faça o download gratuito do Mapa da Jornada do Paciente.

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia, empresa do Grupo Docplanner, é a maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 55 milhões de pacientes e processar mais de 15 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão do consultório, fluxo de pacientes e realização de teleconsultas. Em julho de 2022 a empresa anunciou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para clínicas. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel para pacientes.

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