Benner

Desenvolvimento de soluções e novos processos de atendimento

Com investimento de R$ 5,5 milhões, Benner atualiza operação e inova na forma de fazer negócios e se relacionar com os clientes.

A Benner, empresa de software de gestão em­presarial e business transformation outsour­cing (BTO), iniciou o desenvolvimento de uma série de atualizações em sua operação para adequar as ofertas e seu time ao novo momento do mercado, moldado pela pandemia. Além das medidas tomadas para o enfrentamento à Covid-19, os investimentos da companhia somam R$ 5,5 milhões para a implemen­tação de melhorias nos softwares comercializados, no processo de atendimento ao cliente e na reestru­turação da área comercial.

Em setembro, a companhia completou 23 anos de atuação no mercado de softwares e serviços de tecno­logia, e tem se reinventado na forma de fazer negócios e se relacionar com os clientes. “Entre as recentes ações estratégicas que tomamos, destaco a criação de diretorias regionais, que garantem mais pro­ximidade ao cliente, tornando a empresa mais ágil no desenvolvimento de novos projetos de inovação. Além disso, reestruturamos a área de Customer Success, que ganhou mais poder e autonomia, visando aumentar e melhorar a experiência e satisfação dos nossos clientes com a tecnologia “, afirma Severino Benner, CEO da empresa.

A empresa registrou uma onda de crescimento nos últimos anos, resultado da estratégia de verticalização e especialização nos mercados em que atua, sempre agregando valor aos serviços entregues. Por meio do novo posicionamento, a companhia passa a atender também às mé­dias e pequenas empresas, com uma oferta por subscrição de licenças temporárias, sem custo de Capex, na qual o cliente pode se informatizar pagando, inclusive, mensalmente pelo serviço.

“Em nossa estratégia, prevemos crescer 25% em 2021 por meio da ampliação de nossa rede de canais, de novas ofertas, de lançamentos de produtos e da expansão das operações com maior distribuição regional dos negócios. Que­remos atender mais segmentos e atuar mais fortemente em regiões que estão se desenvol­vendo e que, somadas, representam 75% do PIB brasileiro. Hoje, nos destacamos no sul, sudeste e centro-oeste, mas podemos crescer muito no nordeste e no interior dos estados”, explica Benner.

Digitalização Acelerada

A pandemia forçou a digitalização acelerada em muitos setores, e a medicina se tornou um dos mais afetados. Com o distanciamento so­cial e a simultânea necessidade de continuar tratamentos e atendimentos médicos, a tele­medicina ganhou espaço como tentativa de driblar esses desafios nos últimos meses. A Benner viu crescer as demandas por soluções de atendimento remoto.

“Para o mercado da saúde, foi um ponto de ruptura, pois a atenção primária, as telecon­sultas e a teleorientação entraram na agenda. O que era uma proposta, virou realidade. Estamos felizes com essa mudança e com os avanços alcançados”, ressalta Benner.

Para ele, a otimização do tempo está entre os principais benefícios da adoção da telessaúde. “Reduzir custos e aumentar a capacidade de atendimento dos serviços em áreas mais remo­tas também podem ser apontados como alguns diferenciais. E é sempre importante atentar para a segurança dos dados nas transações on-line: a garantia de que apenas funcionários e pacientes tenham acesso a eles em plataformas robustas se torna mais uma vantagem”.

Na Benner, o investimento em 2021 será para novas plataformas com foco na digitalização de todos os processos dos sistemas, atenção pri­mária e mobilidade. “Nosso carro-chefe serão as novas ofertas para atendimento das empresas que pagam o custo do plano de saúde e as novas ver­sões para gestão hospitalar, totalmente na nuvem, com módulos que fazem nossos clientes ganharem mais tempo para o que importa, estratégia, gestão e resultados/lucratividade”.

Entre as principais tendências para o ano, Severi­no Benner destaca o uso de Inteligência Artificial, o foco na prevenção e na atenção primária, e a inclusão da teleorientação e das teleconsultas em novos produtos. “Na área de SUS, o grande sucesso do 136 Telesus, que chegou a atender mais de 5 milhões de brasileiros com uso de IA, irá permi­tir que as prefeituras implementem a teletriagem e a telemedicina no dia a dia, atendendo melhor e mais pessoas, e levando saúde aos lugares onde hoje não tem médicos”.

Em se tratando de transformação di­gital, o executivo defende que gestores e lideranças de saúde devem focar em mobilidade, digitalização dos processos e integração da cadeia, além do cuidado ao paciente com uso amplo de tecnolo­gia. “Isso reduzirá muito o custo de aten­dimento e o tempo gasto. Os prestadores de serviços em saúde, como hospitais, laboratórios e clínicas, precisam olhar seus custos visando reduzir despesas desnecessárias”.

Impacto da Pandemia

No início da pandemia, a Benner já pos­suía expertise e ferramentas de gestão para o trabalho remoto, uma vez que historicamente mantém equipes mul­tidisciplinares atuando com os clientes em todo o território nacional. O isola­mento apenas intensificou essa experi­ência de forma generalizada e mostrou as vantagens que a perpetuação desse modelo poderia proporcionar ao time de trabalho.

“Muitos dos segmentos foram impacta­dos pelos desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus. Por isso, atuamos rapidamente no início da crise, numa força-tarefa, não apenas para proteger nossos 1.200 colaboradores, que passa­ram a atuar em home office, mas também para ajudar nossos clientes a minimizar os possíveis impactos”, declara Severino.

A companhia pretende adotar o modelo híbrido de trabalho 3 x 2, ou seja, três dias em atividade residencial e dois dias presenciais. A ideia é permitir mais qualidade de vida aos colaboradores. Para tanto, tem otimizado as ferramentas de ensino corporativo a distância e de interação e comunicação entre as equipes, além de investir em plataformas de gestão de atividades remotas.

“Por meio de uma pesquisa, descobrimos que a maioria de nossos colaboradores melhorou a quali­dade de vida e aumentou a produtividade e a comu­nicação interpessoal. Por isso, a retomada tem sido planejada em conformidade com as orientações dos governos e dos órgãos de saúde, mas temos foco na manutenção do trabalho remoto como alternativa válida”, finaliza o CEO.


Acesse mais informações em: www.benner.com.br

Medicina S/A

WWW.MEDICINASA.COM.BR
[email protected]

O melhor conteúdo sobre Gestão, Tecnologia, Inovação, Negócios e Boas Práticas na Saúde