Tecnologia e Inovação

Como uma gestão automatizada pode trazer dinamismo e eficiência para centros de medicina diagnóstica

Por Alexandre Calegari, Gerente de Produtos da Shift

Seja qual for o segmento de atuação, o controle de processos internos através de uma gestão eficiente é fundamental para posicionar-se estrategicamente no mercado. No caso do setor de medicina diagnóstica, não é diferente. A operação de um laboratório é uma atividade complexa e dinâmica que começa bem antes de um paciente fazer o seu exame. 

Para garantir a entrega de serviços de qualidade e resultados seguros, com agilidade, é necessário combinar diversos fatores de excelência, como inteligência de processos, automação, tecnologia especializada, controle de qualidade e uma gestão baseada em indicadores capazes de proporcionar uma tomada de decisão mais assertiva.

É preciso gerir todo o ciclo e garantir o funcionamento eficiente do laboratório em cada um de seus núcleos essenciais, onde o trabalho de gestão estratégica é sustentado por objetivos e metas da gestão do negócio, controle de custos, faturamento, lucratividade, por exemplo. Esse planejamento, bem como o acesso a dados e indicadores, é essencial para que o negócio mantenha-se escalável. Além disso, o gerenciamento estratégico também depende de monitoramento e análises diárias sobre os resultados alcançados, por unidades, setores ou etapas do atendimento laboratorial. Isso garante um alinhamento adequado aos objetivos de crescimento que a empresa almeja.  

E existe um grande desafio de concretizar esse planejamento se as informações, nas diferentes etapas da jornada laboratorial, não estiverem integradas. A automação do laboratório, a integração e fluidez das informações gera maior controle, fidedignidade de dados e, principalmente, consolidação de indicadores de forma ágil e segura para fornecer maior assertividade na tomada de decisão. 

O principal ganho  é o dinamismo: cada setor consegue visualizar como está a performance, identificar gargalos de produtividade, entre diversos outros pontos. Esse acompanhamento em tempo real é fundamental e traz embasamento sólido para apoiar as decisões importantes que moldam o futuro do laboratório, seja de forma preventiva ou de melhorias contínuas no processo. 

Ou seja, com a estrutura de gerenciamento e tecnologia abrangente, os laboratórios conseguem não só ter uma eficiência melhor nas rotinas, como também olhar de forma analítica e preventiva para seus processos críticos. Fruto de mais de 28 anos de experiência, o Shift LIS é um sistema de informação que possibilita a gestão completa de centros de medicina diagnóstica com segurança e rastreabilidade de processos. 

Desenvolvido tendo em conta a especificidade do segmento, conta com um workflow de atendimento inteligente desde a chegada do paciente até à disponibilização de resultados, além de uma robusta solução de Business Intelligence, Gestão Administrativa, e um aplicativo que facilita a comunicação e experiência do paciente. O Shift LIS permite ainda ao laboratório aumentar a produtividade e melhorar a gestão, qualidade e conformidade para a conquista das principais acreditações do setor da medicina diagnóstica.

Saiba mais aqui e converse com um especialista Shift!

Medicina S/A

WWW.MEDICINASA.COM.BR
[email protected]

O melhor conteúdo sobre Gestão, Tecnologia, Inovação, Negócios e Boas Práticas na Saúde