A revolução da inteligência artificial no setor de saúde
Com 10 Anos de experiência em projetos de dados e IA, A3Data oferece ao mercado uma abordagem integrada que une metodologia, estratégia e execução, trazendo eficiência e inovação
Em meio à revolução digital na saúde, a A3Data tem se destacado como uma das principais líderes dessa transformação no Brasil. A consultoria, que acumula mais de uma década de experiência em inteligência artificial e dados, tem gerado ganhos significativos de eficiência e receita para seus clientes.
“Temos uma abordagem integrada, que é peça-chave para gerar impacto real e mensurável nos negócios, o que nos diferencia de companhias que não conectam estratégia com execução e retorno sobre o investimento”, comenta Rodrigo Pereira, CEO da A3Data.
Os projetos da consultoria vão além da automação, transformando tanto a experiência do paciente quanto os modelos de negócio. Tal competência foi reconhecida pelo estudo ISG Provider Lens Generative AI Services ao posicionar a empresa entre os poucos players do mercado capazes de entregar tanto visão estratégica quanto a execução efetiva das soluções.
A força da parceria com a AWS
A parceria estratégica com a Amazon Web Services (AWS) é fundamental para o sucesso das soluções da A3Data. A consultoria foi uma das primeiras no Brasil a conquistar a competência em IA generativa da AWS, reforçando sua capacidade de desenvolver soluções que oferecem escalabilidade, governança e otimização de custos operacionais na nuvem.
“A A3Data é um parceiro que se destaca pela combinação de excelência técnica em inteligência artificial, com profundo entendimento de negócios, entregando projetos que transformam organizações e geram ROI real”, afirma Cleber Morais, country director da AWS Brasil.
Com foco em setores como financeiro, automotivo e saúde, a A3Data acompanha a verticalização da AWS, compreendendo as demandas de cada mercado. No setor de saúde, é parceira de empresas como Rede Mater Dei de Saúde, A.C. Camargo, Fleury, Novartis, Drogaria Araújo, Hypofarma e Grupo Elfa, mostrando na prática como a IA transforma a gestão operacional e o cuidado assistencial, melhora a experiência dos clientes e aumenta a rentabilidade.
Posicionada como uma consultoria que endereça desafios complexos do ecossistema de saúde, a A3Data vem criando soluções para dores comuns a todo o setor e demonstrando como a IA pode se apresentar como saída para custos operacionais crescentes, redução de margem e clientes mais exigentes.
Ciclo de receita: transformando um desafio global em solução setorial
Um dos principais casos de sucesso da A3Data é o projeto Ciclo de Receita, que foi inicialmente desenvolvido em parceria com a Rede Mater Dei de Saúde, e já está sendo implementado em outros hospitais. Endereçando um problema global com soluções específicas para o setor, a consultoria utilizou a IA Generativa para transformar processos antes fragmentados e manuais, aumentando a eficiência e a acurácia das operações ligadas ao ciclo de receita dos hospitais.
Rodrigo Pereira, CEO da A3Data
O cenário é alarmante: a média de glosa inicial gerencial entre hospitais da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados) foi de 15,89% em 2024 (contra 11,89% em 2023), equivalente a R$ 10,6 bilhões nesse universo e cerca de R$ 41,2 bilhões no total das operadoras. No primeiro trimestre de 2025, o cenário continua desafiador, com a glosa inicial em 17%, contra 9,88% do mesmo período em 2024, enquanto a glosa contábil permanece virtualmente estável.
Considerando as principais dores nessa área e também os problemas de rotina, que incluem alterações contratuais recebidas por múltiplos canais, falta de uma “verdade única”, processos manuais de conferência, autorizações e análise de itens, além do alto turnover de colaboradores, o projeto desenvolvido pela A3Data buscou redesenhar processos críticos, reduzir erros humanos e eliminar as causas das glosas por meio de uma suíte de soluções digitais modulares que funcionam de forma integrada ou independente.
Entre os primeiros resultados, a criação do “Agente de Contratos” reduziu o tempo de processamento de contratos e suas revisões negociais, garantindo a realização de renovações contratuais dentro da base de dados e acelerando o credenciamento de novos convênios. Em seguida, o “Agente de Parametrização” trouxe inteligência ao processo de disponibilização de novos contratos para a operação do hospital, permitindo revisões de precificação negociadas com maior agilidade. Essas duas iniciativas juntas geram impactos anualizados, como a redução de glosas evitáveis e a antecipação de receitas, resultando em um ROI de 517%. Esse desempenho importante foi alcançado por meio de uma abordagem integrada que potencializa, com inteligência, processos e soluções existentes. Além disso, os primeiros protótipos do “Agente de Autorização”, terceira solução priorizada e aplicada ao fluxo cirúrgico, reduziram a um terço o tempo de autorização dos processos avaliados na ilha de controle.
O plano prevê agentes para automatizar agendamentos, verificação de elegibilidade, autorizações com cotações e OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), preparação de procedimentos, digitalização e validação de documentos, além de lançamento, conferência de contas e tratamento de glosas — iniciativas que podem reduzir de 36% a 54% o tempo de trabalho dedicado ao ciclo de receita.
Com o mercado global de gestão do ciclo de receita projetado para crescer de US$ 169 bilhões em 2025 para US$ 453 bilhões até 2034, o projeto visa capturar parte desse potencial. Essa solução promete reduzir glosas, encurtar prazos e transformar a experiência de pacientes e equipes, impulsionando eficiência e rentabilidade.
Fila Virtual: redução de 60% no tempo de espera
Outro projeto de referência desenvolvido pela A3Data e adotado pela Rede Mater Dei de Saúde é o “Fila Virtual”, um exemplo claro de como a IA pode melhorar a experiência do paciente e a eficiência dos serviços hospitalares. Ao adotar essa solução, a rede hospitalar conseguiu reduzir em 60% o tempo de espera dos pacientes em unidades de pronto-socorro, gerenciando de forma dinâmica o fluxo de atendimento.
Pacientes com sintomas leves podem retirar a senha remotamente, recebendo uma previsão de tempo de espera, o que otimiza tanto o tempo do paciente quanto o da equipe médica. “Decidimos priorizar esse ponto, que é o que mais influencia a experiência e traz mais conforto ao paciente. Isso também impacta positivamente a rotina das pessoas que estão trabalhando ali”, explica Lara Salvador, diretora de inovação e experiência do paciente da Mater Dei.
CotAI Elfa: aumento de R$ 240 milhões de faturamento em um ano
Outro caso relevante é o “CotAI”, desenvolvido para o Grupo Elfa, uma das maiores redes de serviços e soluções logísticas para o setor de saúde. A solução de IA generativa automatiza o processamento de e-mails de pedidos e orçamentos, aumentando significativamente a produtividade e a eficiência da equipe de vendas. Em apenas 12 meses de operação, o CotAI gerou um faturamento adicional de R$ 240 milhões para o Grupo Elfa.
Utilizando tecnologias da AWS para processar grandes volumes de dados de forma rápida e eficaz, a IA não apenas reduziu drasticamente o tempo de resposta em 95% como também melhorou a precisão das cotações, permitindo que a equipe de vendas aumentasse sua capacidade de resposta e passasse a se concentrar mais em interações de alto valor com os clientes, ampliando o volume de vendas da empresa.
“Estamos diante de um projeto escalável, com potencial de contribuir ainda mais para a redução de custos e o aumento de receita”, completa Rafael Tobara, diretor-executivo de tecnologia, digital, inovação e customer experience do Grupo Elfa.
“Os resultados dos projetos da A3Data destacam-na como parceira estratégica, capaz de entregar soluções inovadoras, eficientes e escaláveis, alinhadas às necessidades dos clientes. Unindo metodologia, execução e inovação, estamos pavimentando o caminho para um futuro mais eficiente e inteligente na gestão da saúde”, conclui Rodrigo Pereira, CEO da A3Data.
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