Entre as melhorias adotadas, está uma redução de 63,5% nas taxas de resultados críticos não comunicados ao cliente. O resultado não poderia ser diferente – o laboratório, que soma 30 anos de história, agora comemora sua acreditação no nível 2 de acreditação ONA, que atende aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão.
Desde 1992, a Shift é referência em inovação no ramo laboratorial na América Latina. De acordo com a companhia, é possível constatar que a cada segundo quase duas vidas são impactadas por seus serviços, totalizando cerca de 40 milhões de atendimentos anualmente. Além disso, cerca de 20% de todos os exames realizados no país passam pelas soluções oferecidas pela empresa.
Aprimoramento de processos
O Laboratório São Lucas, visando o aprimoramento de seus processos, há três anos iniciou as mudanças necessárias para conseguir o certificado de acreditação ONA. Na primeira inscrição, o laboratório obteve a Acreditação ONA Nível 1.
Em seu caminho rumo ao nível 2, o laboratório contou com as orientações consultivas e o uso de tecnologia para conquistar o upgrade de acreditação. As alterações, com a gestão integrada e a plena comunicação entre as atividades, tornou os processos mais fluidos.
Trata-se de um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua dos processos do laboratório.
Entre os benefícios e as vantagens da acreditação para as instituições de saúde, em especial voltados para a medicina diagnóstica, estão:
- Aumentar a eficiência, reduzindo desperdício/retrabalho e, consequentemente, os custos.
- Assegurar a validade e a confiabilidade dos resultados emitidos pelo laboratório.
- Comprovar a seriedade, a competência e o profissionalismo do laboratório.
- Aumentar a segurança para os pacientes, bem como para os profissionais.
- Assegurar a aceitabilidade dos resultados emitidos pelo laboratório, dispensando as repetições desnecessárias e onerosas.
- Obter posição diferenciada nos veículos de divulgação de operadoras de planos de saúde (convênios), segundo o Programa de Qualificação de Prestadores de Serviço da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
- Assegurar aos clientes mais qualidade, melhor atendimento e mais satisfação.
- Contribuir para a defesa no caso de acusações infundadas de má prática.
- Aumentar o poder de negociação na contratualização com compradores de serviço.
Visão de Futuro
Gabriela Terra, diretora administrativa do Laboratório São Lucas, conta sobre como foi processo. “A equipe Shift avaliou o relatório de auditoria e apoiou nas tratativas das não conformidades, que poderiam ser solucionadas através da plataforma Shift, e item a item atuou de forma consultiva através da ferramenta Shift BI, orientando na revisão de processos em que a solução permeia”, relata.
O Shift BI 4.0 permitiu o acompanhamento dos dashboards de retificação de laudos e resultados críticos, que agora podem ser consultados com maior riqueza de detalhes. A partir do relatório de movimentação de estoque, também foi possível a criação do indicador de perda de insumos e de eficiência de backups para atendimento à LGPD.
“Com isso, em nossa auditoria de follow up, conseguimos apresentar todas as melhorias e ações corretivas implantadas em nossos processos de gestão, conquistando, assim, nosso tão sonhado nível 2”, diz Gabriela.
Upgrade da ONA
Rovena Costa, Gerente da Qualidade do Laboratório São Lucas, aponta também o estreitamento do relacionamento com os fornecedores, fortalecendo os vínculos. “Os auditores também viram o trabalho que realizamos juntamente com a Shift como um ponto positivo, pois em vários planos de ações a Shift foi parte atuante, tornando a auditoria mais leve e tranquila. O intuito da gerência da qualidade é fomentar cada vez mais o uso da ferramenta no Laboratório São Lucas”, pontua.
Para ela, houve melhoria em todo o processo, com mais profundidade no conhecimento das funcionalidades disponíveis na solução e ao acompanhamento dos indicadores de desempenho através do Shift BI 4.0. “Antes, as retificações de laudos eram acompanhadas de outra forma. Com o Shift BI 4.0, o indicador já se encontra pronto para análise e não dá margens para erros humanos, contribuindo assim para a otimização e confiabilidade do processo, o que resultou em mais segurança e agilidade também para os pacientes”, ressalta. “A parceria foi muito impactante, temos que continuar a trabalhar juntos, pois a união foi muito positiva”, conclui Rovena Costa.
Impactos positivos
Os planos de ações entraram em prática em outubro de 2022 e, desde então, Rovena Costa só vê impactos positivos, como diminuição da perda de itens em 48% e redução de 63,5% dos resultados críticos não comunicados para o cliente, quando comparados aos meses anteriores à utilização da solução BI.
Com isso, os processos foram melhor definidos e, atualmente, os indicadores de retificação de laudos e comunicação de resultados críticos são entradas para a discussão em reuniões gerenciais para melhoria dos processos.