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Inovação

Prêmio Euro Inovação na Saúde

Médicos da América Latina podem eleger os projetos mais inovadores em quatro categorias.

Em sua segunda edição, o Prêmio Euro Inovação na Saúde, iniciativa da Eurofarma, primeira multinacional farmacêutica brasileira, reconhece grandes inovações dentro da área da saúde e incentiva o desenvolvimento de soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Serão 11 prêmios de 50 mil euros e um grande prêmio de 500 mil euros. Na primeira fase, médicos da América Latina votaram nas iniciativas que acharam mais inovadoras. A partir de julho, a comunidade médica será convidada a realizar uma segunda votação para escolher o grande destaque em premioeuro.com.

O Prêmio Euro tem por objetivo estimular, reconhecer e apoiar a comunidade médica da América Latina na busca por soluções de alto impacto, inovadoras, escaláveis e sustentáveis, em produtos, serviços, iniciativas e ações, e que resultem em melhorias que tenham contribuído ou venham a contribuir para a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

A premiação alcança, pela primeira vez, 16 países da América Latina onde a Eurofarma atua, além do Brasil, e terá três vencedores em cada uma das quatro categorias. Foram selecionados 60 finalistas, sendo 15 em cada uma:

  • Inovação Tecnológica Aplicada à Saúde

Iniciativas como equipamentos, softwares, devices, aplicativos etc.

  • Inovação em Terapias

Iniciativas como novas associações medicamentosas, novas indicações para medicamentos existentes etc.

  • Inovação em Processos Relacionados à Saúde

Iniciativas como novas rotinas ou processos que agreguem valor ao cuidado do paciente e/ou benefício para a instituição.

  • Inovação Social e Sustentabilidade em Saúde

Iniciativas com foco em saúde que impactam questões ambientais e sociais, como projetos voltados à saúde, inovações em saúde com impacto socioambiental, processos ou soluções sustentáveis em saúde etc.

Os projetos finalistas foram selecionados por um júri independente e cada proposta foi avaliada por critérios de inovações que poderiam ser implementadas e/ou apresentavam resultados efetivos ou potenciais comprováveis.

Diversidade de projetos

Pela primeira vez o Prêmio Euro chegou aos 16 países da América Latina onde a Eurofarma atua, além do Brasil, já registrando 30% dos projetos finalistas com participação de Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai e Uruguai. Já no Brasil, dos 42 finalistas, foram escolhidas iniciativas de 11 estados, originárias de Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“Estamos muito felizes por já contar, na primeira participação dos países hispano-americanos, com 18 iniciativas altamente inovadoras. Nosso objetivo é expandir cada vez mais esse projeto, para que o incentivo científico chegue a mais médicos globalmente”, comenta Roberta Junqueira, diretora-executiva Comercial da Eurofarma.

A partir de julho, acontecerá a última das etapas, em que a comunidade médica poderá votar no grande destaque entre os 12 vencedores.

Lembrando que serão 11 prêmios de € 50.000,00 (cinquenta mil euros) e mais um único prêmio, ao grande vencedor, no valor de € 500.000,00 (quinhentos mil euros). A Eurofarma, patrocinadora oficial do prêmio, apoia o empreendedorismo, principalmente inovações que impactam diretamente o cuidado com a saúde, aliado à sua crença na valorização da classe médica. 

Destaques da primeira edição 

A primeira edição do Prêmio Euro, em 2020, contou com mais de 15 mil médicos participando da votação online. Conheça alguns projetos de destaque.

  • O grande vencedor, intitulado “A Pele de Tilápia: Um Novo Biomaterial para Tratamento de Queimaduras, Feridas, Cirurgias Ginecológicas e Medicina Regenerativa”, foi criado no Ceará e se propôs a estudar o uso da pele de tilápia no tratamento de queimaduras, ampliando os estudos em diversas outras especialidades médico-cirúrgicas.
  • O “Cardiômetro”, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), foi um site especializado em informações sobre as doenças cardiovasculares, consideradas as primeiras causas de morte no Brasil e no mundo.
  • O projeto “Protegendo Cérebros, Salvando Futuros” (PBSF, do inglês Protecting Brains; Saving Futures), da UTI Neonatal Neurológica da Santa Casa de São Paulo, utiliza inteligência que permite realizar uma avaliação neurológica em tempo real, detectando possíveis alterações e facilitando o diagnóstico precoce nos recém-nascidos hospitalizados na UTI. Esse processo oferece agilidade no tratamento e previne sequelas neurológicas em bebês de alto risco.
  • Outra solução inovadora foi do Escritório de Inovação da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, que criou um dispositivo para combater a cegueira por ceratocone. Operando acoplado a um smartphone ou tablet, juntamente com um aplicativo, a solução mede as curvaturas de uma córnea e indica a ausência, presença ou suspeita da doença ocular. 

Quem realiza

Presente em 22 países, a Eurofarma atua no setor de saúde com a produção e a comercialização de produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, abrange todos os principais segmentos farmacêuticos, como Prescrição Médica, Genéricos, OTC, Hospitalar e Oncologia.

Com mais de 11 mil colaboradores, em 2022 passou a ter registro de companhia aberta junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Reportou R$ 8 bilhões de receita líquida, um crescimento de 13,3% em relação ao ano anterior, com R$ 2 bilhões de ebitda, uma evolução de 20%.

A companhia tem como um de seus pilares a inovação, com um investimento de mais de R$ 590 milhões em pesquisa e desenvolvimento somente em 2022, equivalentes a 7,4% da receita líquida. Com a realização da segunda edição do Prêmio Euro, a empresa busca reconhecer talentos e inovações que contribuam para a sociedade como um todo, levando soluções únicas para o mercado de saúde médica.

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