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Doctoralia

Rentabilidade em saúde: como aumentar a receita de clínicas?

Você ainda enxerga a aquisição de pacientes como a única solução para melhorar o faturamento? Pode estar deixando de lado ações mais estratégicas. Doctoralia disponibiliza eBook gratuito com cinco valiosas dicas que vão expandir suas possibilidades de investimento.

Mais um ano começa e, com o gás renovado, é o momento de avaliar os pontos que não foram eficientes em 2022 e traçar estratégias para que eles sejam sanados em 2023. Se isso é importante para pessoas físicas, em clínicas e hospitais é crucial, já que é preciso rever os pontos de melhoria para entregar a melhor experiência possível para os pacientes.

Nesse contexto, uma das preocupações para ter um ano melhor é encontrar formas de aumentar as receitas das clínicas. Para isso, é fundamental dar um passo para trás e analisar onde foram investidos esforços até então.

Um erro muito comum no mercado da saúde é enxergar a aquisição de novos pacientes como única forma de aumento de receita, o que acaba por afetar as estratégias de fidelização dos pacientes atuais. Segundo o especialista em marketing, Philip Kotler, “Conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual”. Essa máxima também deve ser aplicada ao setor de saúde. Portanto, é imperativo que gestores abram os olhos para formas de engajar ainda mais os pacientes atuais de sua instituição, incentivando o retorno.

Vale, inclusive, apostar no investimento de equipamentos mais modernos, profissionais capacitados, treinamentos de qualidade aos colaboradores, qualidade dos serviços prestados. Um caminho interessante para conseguir otimizar as ações de retenção dos pacientes é entender a jornada dessa pessoa na clínica – desde a primeira busca por informações na internet até o pós-consulta.

Falta de respeito pelo tempo, inconvenientes para entrar em contato, pouca disponibilidade de agenda e descuidos de comunicação, como o não envio de lembretes, são exemplos de motivos para o não retorno a uma clínica ou hospital. 

Portanto, ao entender cada etapa da jornada do paciente, ficará mais fácil identificar os pontos de contato que necessitam de aprimoramento.

Outra forma de aumentar a renda, é a diversificação dos serviços oferecidos. Segundo dados do Panorama de Clínicas e Hospitais 2023, pesquisa da Doctoralia, 65% dos entrevistados oferecem Consultas e outros serviços, 24% apenas Consultas e 11% apenas Outros Serviços.

Portanto, vale observar se, e quando, é interessante expandir a oferta dos serviços para, não apenas atrair novos leads, mas principalmente para fazer com que os pacientes atuais se tornem recorrentes.

Reforçando ainda que pacientes satisfeitos podem se tornar defensores da marca, recomendando o seu serviço na internet, agindo como promotores do seu negócio e, como consequência, atraindo novos clientes.

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia, empresa do Grupo Docplanner, é a maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 53 milhões de pacientes e processar mais de 13 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão do consultório, fluxo de pacientes e realização de teleconsultas. Em julho de 2022, a empresa anunciou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para consultórios. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel para pacientes.

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