Conteúdo exclusivo de empresas parceiras do Portal Medicina S/A. Marcas que transformam e inovam o mercado da saúde.

Doctoralia

Reputação online é fator decisivo para o sucesso de clínicas médicas

Demandadas principalmente pela mudança de comportamento dos pacientes, unidades de saúde tiveram que mergulhar no ambiente digital

O mundo digital se instalou há alguns anos e não há caminho de volta. Não há, atualmente, algum setor na economia mundial que não tenha passado por processos de transformação digital. O segmento da saúde, um dos mais essenciais para a evolução de uma sociedade, tateava tais mudanças digitais, mas se viu forçado a implementá-las em 2020, com a pandemia de Covid-19.

Demandadas principalmente pela mudança de comportamento dos pacientes, clínicas médicas tiveram que mergulhar no ambiente digital e atuar de forma estratégica com diversos canais de comunicação. Por isso, a reputação online se tornou item essencial para uma clínica de sucesso.

E isso engloba tudo o que se refere à marca e aos serviços oferecidos por ela na internet, impactando o atendimento aos pacientes e a imagem da empresa a longo prazo. O desafio de quem é o responsável pelo marketing das clínicas é como fomentar avaliações positivas dos clientes nesse ambiente tão dinâmico.

É preciso avaliar diversos aspectos, como a identidade visual, a comunicação, o relacionamento com a audiência e a credibilidade da marca da sua clínica no mercado. Para se ter uma ideia da importância, de acordo com pesquisas da Doctoralia, 90% dos pacientes buscam informações de saúde na internet e 80% escolhem um especialista com base na avaliação de outros pacientes.

Clínicas médicas devem traçar estratégias e entender onde seu paciente está. É necessário analisar se as pessoas que frequentam o consultório utilizam mais o Facebook ou o Instagram, por exemplo. A importância de traçar esse perfil ajuda a não desperdiçar esforços e tempo em canais que não sejam eficientes. Além disso, os conteúdos não devem focar apenas na divulgação dos serviços, mas também facilitar os agendamentos de consultas

É preciso ressaltar que a reputação online vai muito além de ter contas em redes sociais. Para melhorar a imagem da marca, é essencial criar boas conexões com as pessoas, oferecer conteúdos de qualidade e mostrar disponibilidade para tirar dúvidas.

Por fim, gestores de clínicas devem incentivar pesquisas de satisfação e, com isso, identificar melhorias que devem ser feitas nos próximos meses. Por  meio desse recurso será possível analisar itens como facilidade no agendamento; qualidade do atendimento; atenção da equipe; qualidade da estrutura e das instalações; acessibilidade ao espaço; eficácia dos resultados do tratamento; e recursos oferecidos na consulta médica. Para facilitar, já existem recursos automatizados para o envio de tais pesquisas aos pacientes, como a Agenda Doctoralia.

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, é responsável por atender 53 milhões de pacientes e processar mais de 7,5 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes.  Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, softwares médicos para consultas via telemedicina, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão e do fluxo de pacientes. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel nas versões iOS e Android.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.