A Benner, empresa de software de gestão empresarial e business transformation outsourcing (BTO), iniciou o desenvolvimento de uma série de atualizações em sua operação para adequar as ofertas e seu time ao novo momento do mercado, moldado pela pandemia. Além das medidas tomadas para o enfrentamento à Covid-19, os investimentos da companhia somam R$ 5,5 milhões para a implementação de melhorias nos softwares comercializados, no processo de atendimento ao cliente e na reestruturação da área comercial.
Em setembro, a companhia completou 23 anos de atuação no mercado de softwares e serviços de tecnologia, e tem se reinventado na forma de fazer negócios e se relacionar com os clientes. “Entre as recentes ações estratégicas que tomamos, destaco a criação de diretorias regionais, que garantem mais proximidade ao cliente, tornando a empresa mais ágil no desenvolvimento de novos projetos de inovação. Além disso, reestruturamos a área de Customer Success, que ganhou mais poder e autonomia, visando aumentar e melhorar a experiência e satisfação dos nossos clientes com a tecnologia “, afirma Severino Benner, CEO da empresa.
A empresa registrou uma onda de crescimento nos últimos anos, resultado da estratégia de verticalização e especialização nos mercados em que atua, sempre agregando valor aos serviços entregues. Por meio do novo posicionamento, a companhia passa a atender também às médias e pequenas empresas, com uma oferta por subscrição de licenças temporárias, sem custo de Capex, na qual o cliente pode se informatizar pagando, inclusive, mensalmente pelo serviço.
“Em nossa estratégia, prevemos crescer 25% em 2021 por meio da ampliação de nossa rede de canais, de novas ofertas, de lançamentos de produtos e da expansão das operações com maior distribuição regional dos negócios. Queremos atender mais segmentos e atuar mais fortemente em regiões que estão se desenvolvendo e que, somadas, representam 75% do PIB brasileiro. Hoje, nos destacamos no sul, sudeste e centro-oeste, mas podemos crescer muito no nordeste e no interior dos estados”, explica Benner.
Digitalização Acelerada
A pandemia forçou a digitalização acelerada em muitos setores, e a medicina se tornou um dos mais afetados. Com o distanciamento social e a simultânea necessidade de continuar tratamentos e atendimentos médicos, a telemedicina ganhou espaço como tentativa de driblar esses desafios nos últimos meses. A Benner viu crescer as demandas por soluções de atendimento remoto.
“Para o mercado da saúde, foi um ponto de ruptura, pois a atenção primária, as teleconsultas e a teleorientação entraram na agenda. O que era uma proposta, virou realidade. Estamos felizes com essa mudança e com os avanços alcançados”, ressalta Benner.
Para ele, a otimização do tempo está entre os principais benefícios da adoção da telessaúde. “Reduzir custos e aumentar a capacidade de atendimento dos serviços em áreas mais remotas também podem ser apontados como alguns diferenciais. E é sempre importante atentar para a segurança dos dados nas transações on-line: a garantia de que apenas funcionários e pacientes tenham acesso a eles em plataformas robustas se torna mais uma vantagem”.
Na Benner, o investimento em 2021 será para novas plataformas com foco na digitalização de todos os processos dos sistemas, atenção primária e mobilidade. “Nosso carro-chefe serão as novas ofertas para atendimento das empresas que pagam o custo do plano de saúde e as novas versões para gestão hospitalar, totalmente na nuvem, com módulos que fazem nossos clientes ganharem mais tempo para o que importa, estratégia, gestão e resultados/lucratividade”.
Entre as principais tendências para o ano, Severino Benner destaca o uso de Inteligência Artificial, o foco na prevenção e na atenção primária, e a inclusão da teleorientação e das teleconsultas em novos produtos. “Na área de SUS, o grande sucesso do 136 Telesus, que chegou a atender mais de 5 milhões de brasileiros com uso de IA, irá permitir que as prefeituras implementem a teletriagem e a telemedicina no dia a dia, atendendo melhor e mais pessoas, e levando saúde aos lugares onde hoje não tem médicos”.
Em se tratando de transformação digital, o executivo defende que gestores e lideranças de saúde devem focar em mobilidade, digitalização dos processos e integração da cadeia, além do cuidado ao paciente com uso amplo de tecnologia. “Isso reduzirá muito o custo de atendimento e o tempo gasto. Os prestadores de serviços em saúde, como hospitais, laboratórios e clínicas, precisam olhar seus custos visando reduzir despesas desnecessárias”.
Impacto da Pandemia
No início da pandemia, a Benner já possuía expertise e ferramentas de gestão para o trabalho remoto, uma vez que historicamente mantém equipes multidisciplinares atuando com os clientes em todo o território nacional. O isolamento apenas intensificou essa experiência de forma generalizada e mostrou as vantagens que a perpetuação desse modelo poderia proporcionar ao time de trabalho.
“Muitos dos segmentos foram impactados pelos desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus. Por isso, atuamos rapidamente no início da crise, numa força-tarefa, não apenas para proteger nossos 1.200 colaboradores, que passaram a atuar em home office, mas também para ajudar nossos clientes a minimizar os possíveis impactos”, declara Severino.
A companhia pretende adotar o modelo híbrido de trabalho 3 x 2, ou seja, três dias em atividade residencial e dois dias presenciais. A ideia é permitir mais qualidade de vida aos colaboradores. Para tanto, tem otimizado as ferramentas de ensino corporativo a distância e de interação e comunicação entre as equipes, além de investir em plataformas de gestão de atividades remotas.
“Por meio de uma pesquisa, descobrimos que a maioria de nossos colaboradores melhorou a qualidade de vida e aumentou a produtividade e a comunicação interpessoal. Por isso, a retomada tem sido planejada em conformidade com as orientações dos governos e dos órgãos de saúde, mas temos foco na manutenção do trabalho remoto como alternativa válida”, finaliza o CEO.
Acesse mais informações em: www.benner.com.br