Conteúdo exclusivo de empresas parceiras do Portal Medicina S/A. Marcas que transformam e inovam o mercado da saúde.

Doctoralia

7 tendências digitais da saúde

Foco total no paciente, maior uso da IA, conectividade, proteção de dados e medicina personalizada e preventiva estão entre as apostas do setor

O futuro da saúde está sendo moldado por inovações digitais que priorizam a experiência do paciente, a eficiência dos processos e a personalização do cuidado. As tendências para 2025 indicam um setor mais conectado, eficiente e seguro, com ferramentas que ajudam médicos e pacientes a se relacionarem de forma mais humana e eficaz.

“Essas mudanças não são apenas uma resposta aos desafios atuais do setor, como a sobrecarga de profissionais e a falta de acesso a cuidados médicos. Elas representam uma revolução na forma como entendemos e praticamos a medicina, com a tecnologia desempenhando um papel fundamental na construção de um sistema de saúde mais acessível e de alta qualidade para todos”, afirma Felipe Locatelli, Gerente de Projetos Estratégicos de IA na Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo e líder em agendamento online de consultas no Brasil.

Segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais, colocar o paciente no centro de todo o ecossistema de saúde é a principal aposta do setor para esse ano. Em segundo lugar vem o uso da Inteligência Artificial como um facilitador dos processos médicos mais objetivos e burocráticos. A pesquisa é organizada pela Doctoralia e pela Feegow, healthtech focada em desenvolver soluções inovadoras em gestão para administradores e profissionais de saúde.

A saúde digital, com todos os seus avanços, vem redefinindo a medicina e tornando o paciente o centro do cuidado. De tecnologias de inteligência artificial a plataformas de automação, as tendências para 2025 buscam oferecer soluções mais eficientes, personalizadas e seguras, garantindo uma experiência inovadora e humanizada para o paciente. Confira os sete principais pontos:

  1. Inteligência Artificial (IA): o assistente infalível no consultório médico

A IA já é uma realidade na área da saúde e, em 2025, deve ser intensificada para facilitar a atividade médica e desburocratrizar o atendimento aos pacientes.

No Brasil, os médicos já têm à disposição o Noa, assistente virtual com IA desenvolvido pela Doctoralia. Com o recurso Noa Notes, é possível ter um resumo detalhado das consultas sem que o especialista precise fazer qualquer anotação. A ferramenta permite que os médicos prestem atenção exclusivamente no paciente e, ao mesmo tempo, otimizem o tempo de cada consulta em até 30%.

“O segredo da medicina é o detalhe. E, com a IA, o detalhe não passa despercebido. Na contramão do que muitos profissionais e pacientes temem, a IA não substitui os médicos, mas, sim, potencializa suas habilidades, identificando padrões que podem passar despercebidos. A automação de tarefas, como a anotação de prontuários e o gerenciamento de agendas, libera os profissionais de atividades administrativas para que se concentrem no atendimento direto ao paciente”, comenta Ricardo Alves, pneumologista (CRM-PR 15447), disponível na plataforma Doctoralia.

  1. Automação: combate à sobrecarga das tarefas burocráticas

Com o aumento da demanda por serviços médicos, a automação se destaca como uma solução para tornar os sistemas de atendimentos de saúde mais eficientes. Ferramentas automatizadas já realizam tarefas repetitivas, como agendamento de consultas, envio de lembretes e confirmação de presença, economizando horas preciosas.

“Em um cenário global no qual a sobrecarga dos profissionais de saúde é uma realidade crescente, a automação contribui para otimizar a agenda, reduzir faltas de pacientes e melhorar a produtividade das equipes médicas”, explica Felipe Locatelli. Com a tecnologia, clínicas e hospitais podem atender mais pessoas – e com mais qualidade e foco na experiência da jornada em saúde.

  1. Comunicação omnichannel: fidelização por meio da conectividade

Em um mundo cada vez mais digital, a comunicação com os pacientes precisa ser integrada, acessível e eficaz. Especialmente se considerarmos que 80% das pessoas escolhem um médico com base em avaliações online e, só no Brasil, em 2024, mais de 1,13 milhão de avaliações foram publicadas, segundo dados da Doctoralia.

Nesse sentido, a estratégia omnichannel surge como uma tendência para 2025, oferecendo uma experiência contínua e conectada em todos os pontos de contato. “Hoje, respeitando integralmente a LGPD, médicos devem se comunicar com seus clientes por diversos canais – desde e-mails e WhatsApp até redes sociais e aplicativos de agendamento online. Essa abordagem multicanal não só aumenta a conveniência, como também fortalece a imagem do médico, que passa a ser percebido como acessível e comprometido. Além disso, a comunicação eficiente eleva a fidelização dos pacientes, que tendem a retornar e recomendar os serviços”, afirma José Maurício Orsolini, COO da Doctoralia.

  1. Proteção de dados: garantia de confiança no cuidado médico

À medida que mais dados dos pacientes são digitalizados, a segurança se torna uma prioridade inegociável. A proteção de dados será um dos principais focos da saúde digital em 2025.

Ferramentas avançadas de criptografia, controle de acesso e sistemas de monitoramento contribuem para a garantia de que informações sensíveis permaneçam seguras. “A implementação de soluções robustas de segurança são cruciais para manter a confiança entre médico e paciente”, alerta Locatelli.

  1. Medicina personalizada: tratamentos sob medida

A medicina personalizada está revolucionando a forma como tratamos as doenças. Com base em dados genéticos, históricos clínicos e fatores ambientais, ela oferece tratamentos adaptados às necessidades específicas de cada paciente. Em 2025, espera-se que essa abordagem seja ainda mais comum, com o uso de softwares de interação personalizada e campanhas digitais direcionadas à saúde.

A personalização não só melhora os resultados dos tratamentos, mas também fortalece o vínculo entre médicos e pacientes, que se sentem mais valorizados e engajados no processo de cuidado. A medicina personalizada pode até mesmo prevenir doenças, identificando riscos antes que eles se tornem condições graves.

  1. Medicina preventiva: prevenção com o apoio da tecnologia

Ferramentas digitais, como plataformas de monitoramento da saúde e consultas por telemedicina, tornam o acompanhamento contínuo e a prevenção mais acessíveis e eficazes. Esses recursos são cada vez mais usados pela medicina preventiva, outra grande aposta para este ano, especialmente porque, no Brasil, estudos mostram que mais de 50% da população só vai ao médico quando enfrenta condições severas.

Com o uso da tecnologia, médicos podem detectar precocemente doenças, monitorar condições crônicas e fornecer orientação contínua, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e reduzindo custos com tratamentos de emergência, tornando o sistema de saúde mais eficiente, acessível e sustentável.

  1. Digitalização da saúde: facilitando o acesso e o cuidado continuado

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que três em cada 10 pessoas no mundo não têm condições de buscar atendimento médico adequado. E com apenas 0,24 centavos de dólar por paciente ao ano, é possível salvar 2 milhões de vidas. Nesse cenário, as tendências por atendimentos que aproveitam todo o potencial que a tecnologia pode entregar para a saúde podem fazer a diferença.

A digitalização da saúde, por meio de telemedicina, agendamentos online e terapias digitais, está tornando o cuidado mais acessível e conveniente. Em 2025, espera-se que as consultas virtuais sejam ainda mais comuns, especialmente em áreas remotas ou em situações emergenciais, como as causadas, por exemplo, por desastres naturais.

A digitalização não só melhora o acesso à saúde, mas também aumenta a segurança e o conforto dos pacientes, que podem ser atendidos de forma rápida e segura, sem precisar se deslocar. Além disso, sistemas de agendamento online e farmácias digitais garantem que o atendimento seja organizado e sem falhas.

O futuro da saúde está na transformação digital

Profissionais de saúde que adotarem essas tendências estarão não apenas acompanhando o mercado, mas liderando a transformação, moldando o futuro e garantindo uma experiência de cuidado que realmente transforma vidas.

_______

Para saber mais detalhes sobre as tendências digitais da saúde, clique aqui e acesse o e-book lançado recentemente pela Doctoralia sobre o tema.

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo. A empresa cria aplicativos digitais e soluções de software para médicos, clínicas, hospitais e pacientes para permitir que o ecossistema de assistência médica e a jornada do paciente trabalhem juntos de forma mais integrada. Presente em 13 países com a missão de humanizar a jornada do paciente e a experiência em saúde, atende cerca de 55 milhões de usuários únicos e processa mais de 21 milhões de agendamentos de consultas por mês. A plataforma oferece aos pacientes a praticidade de escolher os profissionais de saúde por meio de filtros como especialidade, cidade, planos de saúde, de acordo com as preferências de horário e avaliações de outros pacientes. Aos profissionais de saúde, permite oferecer o agendamento online para consultas presenciais ou por telemedicina, com lembretes para reduzir as faltas de pacientes e uma série de outras ferramentas para otimizar a gestão de consultórios e clínicas, além de permitir que a digitalização dos processos e visibilidade no marketplace impulsionem a reputação online dos profissionais. No Brasil, a Doctoralia disponibiliza mais de 570 mil perfis de profissionais de diferentes especialidades de saúde. Em agosto de 2022 a empresa realizou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para clínicas. 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.