O software é destinado para gerentes e administradores de empresas de cuidadores, cuidadores profissionais, coordenadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), profissionais de saúde e familiares de pacientes. Como resultado, a nova tecnologia promete a entrega de informações clínicas relevantes, melhora a organização da rotina dos pacientes e dá mais tranquilidade e segurança para os familiares, que podem acompanhar os atendimentos realizados à distância.
Tecnologia para antecipar padrões
Uma das grandes facilidades do LICA é a sua capacidade de integração com dispositivos de monitoramento já existentes no mercado, como smartwatches, smartbands, câmeras e sleep analysers, que são colocados embaixo do colchão para monitoramento de batimentos cardíacos, frequência respiratória e emitem alertas aos cuidadores quando o paciente se levanta da cama. Esses dispositivos são conectados à plataforma, permitindo que os dados sejam coletados e analisados continuamente, de forma automática e acessível.
Para Márcio Souza, Diretor de Tecnologia da Dígitro, a inovação da solução está na inteligência embutida, que registra padrões de funcionamento da rotina do paciente, seus dados vitais e permite a identificação de possíveis alterações. “Existem no mercado soluções que oferecem somente o monitoramento automático de sinais vitais, outras que possuem somente o plano de cuidados e outras focadas exclusivamente em videomonitoramento. No LICA entregamos tudo isso em uma única solução, por isso o ganho de eficiência e segurança”, afirma Márcio.
O médico Marcello Herdt, especialista em Medicina Preventiva e com experiência em Gerenciamento de Saúde, acompanhou e contribuiu com o desenvolvimento da plataforma e destaca a sua relevância para a organização da rotina dos pacientes e eficiência dos serviços prestados. “Com o LICA os familiares podem acompanhar os cuidados que seus entes queridos estão recebendo, o paciente tem suas necessidades asseguradas e o cuidador ganha mais organização, clareza e segurança ao utilizar um repositório completo do trabalho realizado”, explica Herdt.
Segurança e eficiência no atendimento a idosos
Além de proporcionar um atendimento mais seguro e eficiente, o LICA também se destaca como um aliado para empresas que gerenciam serviços de cuidadores, ou gestores de ILPIs. A plataforma oferece ferramentas de acompanhamento e gestão, que permitem o registro detalhado das ações realizadas, ampliando a credibilidade do serviço prestado. O envio de dados para familiares é opcional, podendo ser realizado continuamente, ou através de relatórios programados.
Edemilson Albarnas, gestor da Grand Care, empresa de cuidadores em Florianópolis-SC que faz uso do LICA, relata que a solução tem sido fundamental no monitoramento clínico, prevenção de acidentes domésticos e no gerenciamento das equipes de campo. “O principal diferencial do LICA é o controle e monitoramento dos cuidadores na realização de suas atividades, além da segurança e aproximação das famílias, que com um celular conseguem acompanhar nossos pacientes de qualquer lugar do mundo, confiando que o atendimento está sendo bem realizado”, argumenta Edemilson.
Contexto de Desenvolvimento
De acordo com a pesquisa do Global Wellness Institute (GWI) divulgada neste ano, a economia do bem-estar movimenta cerca de 5,5 trilhões de dólares mundialmente e, nos últimos três anos, o crescimento foi de 12% em relação ao período anterior. Só no Brasil, a movimentação do setor é na ordem de 96 bilhões de dólares, o equivalente hoje a quase 500 bilhões de reais. Outro dado importante é a inversão da pirâmide etária, onde se prevê nas próximas décadas uma população de idosos muito superior à de jovens e adultos. Pelo último Censo do IBGE, o número de idosos no país cresceu 57,4% nos últimos 12 anos.
Vindo para somar às oportunidades de mercado e crescimento de demanda, a motivação para desenvolvimento do LICA como tecnologia de auxílio no cuidado de idosos surgiu a partir da vivência pessoal de um executivo da Dígitro, ao experimentar a complexidade dos cuidados a idosos de sua família.
“Tínhamos um casal de idosos enfrentando limitações próprias da idade, com cuidadores disponíveis 24 horas por dia e, ainda assim, alguns incidentes aconteciam e agravavam suas condições de saúde. Foi então que pensamos na possibilidade de desenvolver uma tecnologia que pudesse antecipar as necessidades dos pacientes, alertando aos cuidadores sobre qualquer eventualidade e mantendo a família informada sobre o atendimento prestado”, relembra o executivo.
De acordo com Octavio Carradore, Diretor de Relações com o Mercado da Dígitro, o LICA é mais do que uma ferramenta de monitoramento, mas um recurso que transforma a forma como idosos e pacientes acamados são cuidados. “A Dígitro, ao lançar o LICA, posiciona-se como uma protagonista no mercado de saúde, oferecendo uma solução que vem ao encontro das necessidades de uma população que está envelhecendo e exige cuidados cada vez mais especializados”, ressalta.
A solução será comercializada através de licenças por paciente, não limitando o número de usuários relativos a cada vida atendida. Ou seja, tendo uma pessoa monitorada, o grupo de cuidadores, a empresa que gerencia os serviços e os familiares responsáveis podem receber e interagir com as informações organizadas no aplicativo.