Conteúdo exclusivo de empresas parceiras do Portal Medicina S/A. Marcas que transformam e inovam o mercado da saúde.

Doctoralia

Experiência humanizada: para atrair e reter é preciso conhecer o seu paciente

Ebook gratuito da Doctoralia explica como usar as soluções tecnológicas para simplificar a experiência do paciente e, assim, aproximá-lo mais rapidamente do seu consultório.

As preferências do paciente enquanto consumidor de serviços de saúde mudaram bastante nos últimos anos. Diante das novidades, o setor de saúde teve que se reinventar e criar estratégias para atender a esse novo público. O termo “paciente digital”, por exemplo, surgiu devido ao avanço da tecnologia e está relacionado à pessoa que utiliza a internet para coletar informações sobre doenças e tratamentos, solucionar possíveis dúvidas, escolher profissionais, realizar agendamentos de consultas e ainda participar de lives e debates.Mas, qual o perfil dessas pessoas? Existem características em comum entre elas? 

De acordo com a pesquisa “Perfil do Paciente Digital”, feita pela Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, a faixa etária predominante entre os usuários sempre foi de 25 a 34 anos, entre os períodos de 2018 a 2023, sendo que em 2018 essa taxa foi de 38%, enquanto em 2023 foi de 26,1%. Porém, houve um aumento no número de usuários mais jovens, entre 18 a 24 anos, sendo 11% em 2018 e 22,5% em 2023. Outro índice que chamou atenção foi o crescimento de pessoas da melhor idade, conhecido como os 65+, passando de 3% em 2018 para 6,1% em 2023. 

Agora, com esses dados em mãos, é possível criar estratégias assertivas para engajar esses pacientes em cada passo da sua jornada, que ocorre em oito etapas diferentes: 

Durante o agendamento e check-in da consulta, a tecnologia também tem um papel muito importante e ajuda a engajar os pacientes , pois por meio de plataformas digitais é possível enviar mensagens e lembretes, como data, horário e endereço do consultório, nome do médico e até mesmo informações que envolvem os pacientes, como tratamentos, dicas e orientações importantes e assertivas para cada caso. 

Por fim, vale destacar que essas são apenas algumas ações que humanizam a relação entre médico e paciente e permitem que o serviço seja oferecido de forma personalizada, colocando assim as pessoas no centro de toda a jornada e dando toda a atenção necessária em cada momento, a fim de melhorar a experiência e o engajamento entre todas as partes envolvidas.  

Clique aqui para fazer o download gratuito do ebook.

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia, empresa do Grupo Docplanner, é a maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 55 milhões de pacientes e processar mais de 17 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 14 milhões de avaliações de pacientes. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão do consultório, fluxo de pacientes e realização de teleconsultas. Em agosto de 2022 a empresa realizou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para clínicas. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel para pacientes.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.